Sonda BepiColombo sobrevoa Vênus
Espaçonave possui um detector capaz de medir os níveis de fosfina na atmosfera venusiana.
Nesta madrugada, a sonda BepiColombo, uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), fará o seu primeiro sobrevoo sobre Vênus.
O encontro ocorre cerca de um mês depois de cientistas anunciarem a descoberta da presença de fosfina na atmosfera venusiana, um biomarcador que pode indicar a presença de vida no planeta.
BepiColombo é a primeira missão europeia/japonesa enviada para Mercúrio. Lançada em outubro de 2018, ele chegará ao planeta apenas em 2025.
Ironicamente, a espaçonave está equipada com o Mercury Radiometer and Thermal Infrared Spectrometer (MERTIS), um detector projetado para estudar Mercúrio, mas que é capaz de medir os níveis de fosfina em Vênus.
Entretanto, como essa passagem é considerada distante, pode ser que o MERTIS não tenha a sensibilidade necessária para detectar o gás. Porém, a experiência desta noite já serve de teste para uma próxima passagem por Vênus, que ocorrerá em agosto do ano que vem.
Por outro lado, o instrumento poderá detectar a presença de outro composto, o dióxido de enxofre, que pode sugerir uma atividade vulcânica recente em Vênus, o que explicaria a presença da fosfina na atmosfera.
A sonda também poderá estudar outras características do planeta, como temperatura, densidade, química, circulação de nuvens, além das interações atmosféricas entre o Sol e Vênus.
A BepiColombo passará a cerca de 10.800 km de Vênus às 00h58 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 15.
VEJA MAIS
- ESA divulga ‘som’ do vento solar em Vênus
- Após fosfina, astrônomos encontram glicina na atmosfera de Vênus
- ‘É hora de priorizar Vênus’, diz administrador da NASA
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor