Terra está mais próxima do centro galáctico do que se pensava

Estudo se baseou em 224 objetos para criar um novo mapa da Via-Láctea.

Terra está mais próxima do centro galáctico do que se pensava
Foto de uma porção da Via-Láctea, por meio da sonda Kepler, da NASA. Crédito da imagem: NASA / Carter Roberts.

Astrônomos japoneses anunciaram que o Sistema Solar está mais próximo do centro da Via-Láctea do que se pensava. Não apenas isso, mas os pesquisadores também descobriram que estamos viajando ao redor da galáxia 7 km/s mais rápido.

A descoberta é fruto de uma pesquisa de radioastronomia realizada pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ). Ao longo de 15 anos, os japoneses coletaram dados para criar um novo mapa de nossa galáxia.

Até então, a União Astronômica Internacional (IAU) considerava que nosso Sistema Solar estava a 27.700 anos-luz de distância de Sagitário A *, o gigantesco buraco negro situado no centro da Via-Láctea.

Porém, o estudo japonês apontou que estamos 2 mil anos-luz mais próximo, a apenas 25.800 anos-luz.

Velocidade do Sistema Solar

Quanto à velocidade, os pesquisadores calcularam que Sistema Solar orbita ao redor do Centro Galáctico a uma velocidade de 227 km/s, mais rápido que o antigo valor oficial de 220 km/s.

Para chegar a esses números, os astrônomos analisaram a posição e velocidade de 224 objetos por meio de vários radiotelescópios espalhados por todo o arquipélago do Japão. Ao trabalharem em conjunto, foi possível alcançar uma maior precisão nos dados coletados pelos instrumentos.

O projeto recebeu o nome de VERA, sigla de “Very Long Baseline Interferometry Exploration of Radio Astrometry”.

O estudo do novo catálogo está disponível no arXiv.

Mapa da posição e velocidade da Via-Láctea. O Sol (“Sun”) e Sagitário A * (GC) estão indicados. As setas mostram os dados de posição e velocidade dos 224 objetos usados ​​para modelar a Via Láctea. As linhas pretas sólidas mostram as posições dos braços espirais da Galáxia. As cores indicam grupos de objetos pertencentes ao mesmo braço. A imagem da galáxia é apenas uma concepção artística.
Mapa da posição e velocidade da Via-Láctea. O Sol (“Sun”) e Sagitário A * (GC) estão indicados. As setas mostram os dados de posição e velocidade dos 224 objetos usados ​​para modelar a Via Láctea. As linhas pretas sólidas mostram as posições dos braços espirais da Galáxia. As cores indicam grupos de objetos pertencentes ao mesmo braço. A imagem da galáxia é apenas uma concepção artística. Crédito: NAOJ

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *