Jim Bridenstine deixa o cargo de administrador da NASA

Executivo usou os seus últimos dias na função para defender a continuação do programa Artemis durante o governo de Biden.

Selfie de Jim Bridenstine mostrando o foguete Atlas V, da ULA, que lançou a sonda Perseverance para Marte.
Selfie de Jim Bridenstine mostrando o foguete Atlas V, da ULA, que lançou a sonda Perseverance para Marte. Crédito da imagem: Jim Bridenstine

Nesta quarta-feira, 20, dia em que o democrata Joe Biden é empossado como novo presidente dos Estados Unidos, Jim Bridenstine anunciou a sua saída do cargo de administrador da NASA. Conforme antecipado pelo Futuro Astrônomo, Bridenstine já havia declarado no final do ano passado que pretendia deixar o cargo, mesmo que a administração de Biden pedisse para que ele permanecesse na função.

Na época, o executivo afirmou que a decisão não era partidária, mas que outro administrador deveria ser anunciado para que a agência espacial continuasse a prosperar.

Após três anos no cargo, a saída dele ocorre sem nenhuma cerimônia de despedida.

No Twitter, Bridenstine publicou um vídeo no qual ele afirma que foi uma honra comandar a NASA e que sentirá falta da equipe da agência espacial.

Ele usou os seus últimos dias no cargo para defender a manutenção do programa Artemis, que pretende retomar os voos tripulados para a Lua já em 2024.

“Como podemos construir um programa que pode resistir ao teste do tempo? Precisamos de nosso programa Artemis, precisamos de nosso programa Lua-Marte, para abranger gerações”, afirmou Bridenstine em um recente briefing.

Biden ainda não detalhou seus planos para a NASA, mas em julho passado o Partido Democrata havia publicado no plano de governo o apoio a um retorno humano à Lua, mas não endossava a meta disso acontecer até 2024, conforme queria o governo de Donald Trump.

A própria indústria espacial vê o prazo de 2024 como inviável, devido ao financiamento limitado e aos desafios técnicos.

Além de Bridenstine, Jim Morhard, vice-administrador da NASA, também usou as redes sociais para anunciar a sua saída do cargo nesta quarta-feira.

VEJA MAIS

Morhard afirmou que foi um privilégio servir a NASA, e aproveitou para publicar um vídeo agradecendo pela liderança de Bridenstine.

Bridenstine disse que não fez planos para seu futuro após a NASA, a não ser voltar o estado de Oklahoma e passar um tempo com sua família lá.

Substituto de Jim Bridenstine

O governo de Biden-Harris ainda não anunciou quem será o próximo administrador da NASA, nomeação esta que ainda dependerá da aprovação do Congresso americano.

Rumores apontam que uma das mulheres que participam da equipe de transição poderia ser a próxima a comandar a agência.

Se confirmado, essa será a primeira vez na história que uma liderança feminina assume a chefia da agência espacial.

Enquanto isso não ocorre, assume interinamente Steve Jurczyk, administrador associado da NASA.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.