Perguntas sobre astronomia que já caíram nas provas do Enem

Teste seus conhecimentos astronômicos por meio de questões das diversas competências avaliadas no Enem.

Perguntas sobre astronomia que caíram nas provas do Enem
Imagem: Pixabay/Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio – mais conhecido como Enem – tem sido um dos principais meios de acesso à instituições de ensino superior no Brasil. Desde 1998, mais de 3 mil questões de diferentes competências foram formuladas para as provas, incluindo perguntas sobre astronomia e exploração espacial.

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Em quase todas as edições do Enem, pelo menos uma questão astronômica estava presente em alguma das várias disciplinas avaliadas – de língua portuguesa à história, passando por matemática, química, física e, até mesmo, biologia. Isso só demonstra como a astronomia pode ser uma ciência multidisciplinar.

As 56 questões abaixo abordam fenômenos astronômicos, a possibilidade da existência de vida fora da Terra, as formas de contagem do tempo ao longo da história, o funcionamento do nosso planeta, entre outros temas.

O gabarito das respostas está disponível no final deste artigo.

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Confira as questões!

01 – (Enem/1998): O Sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.

(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas

(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

(E) todas as afirmativas estão corretas.

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02 – (Enem/1999): Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 × 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que 

(A) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento. 

(B) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir. 

(C) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações. 

(D) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta. 

(E) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.

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03 – (Enem/1999): O texto (da questão 2) permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

(A) 365 anos

(B) 460 anos

(C) 900 anos

(D) 10 000 anos

(E) 460 000 anos

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04 – (Enem/1999): Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto (da questão 2), essa teoria situaria o início do Universo há cerca de

(A) 100 anos

(B) 150 anos

(C) 1 000 anos

(D) 1 500 anos

(E) 2 000 anos

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05 – (Enem/1999): No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura.

Imagem do Brasil e de uma vareta no chão da questão do Enem de 1999

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

Imagem da sombra da vareta na questão do Enem  de1999

Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao 

(A) litoral

(B) Equador

(C) nível do mar

(D) Trópico de Capricórnio

(E) Meridiano de Greenwich

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06 – (Enem/1999): Pelos resultados da experiência (da questão 05), num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?

(A) Natal

(B) Manaus

(C) Cuiabá

(D) Brasília

(E) Boa Vista

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07 – (Enem/1999): (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.) 

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets.) 

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é 

(A) a fé como guia das descobertas

(B) o senso crítico para se chegar a Deus

(C) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos

(D) a importância da experiência e da observação

(E) o princípio da autoridade e da tradição

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08 – (Enem/1999): O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

Diagrama da energia solar recebida na Terra da questão do Enem de 1999

De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia elétrica, uma fração da energia recebida como radiação solar, correspondente a: 

(A) 4 × 10-9 

(B) 2,5 × 10-6 

(C) 4 × 10-4 

(D) 2,5 × 10-3 

(E) 4 × 10-2

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09 – (Enem/2000): O resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A água circula, conforme mostra o esquema abaixo.

Ilustração de um equipamento de geração de energia por radiação solar da questão do Enem de 2000

São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar: 

I o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o calor. 

II a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorre em uma estufa. 

III a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a água com maior eficiência. Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão) correta(s): 

(A) I

(B) I e II

(C) II

(D) I e III

(E) II e III

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10 – (Enem/2000): A tabela abaixo resume alguns dados importantes sobre os satélites de Júpiter.

Tabela com dados dos quatro maiores satélites de Júpiter da questão do Enem de 2000

Ao observar os satélites de Júpiter pela primeira vez, Galileu Galilei fez diversas anotações e tirou importantes conclusões sobre a estrutura de nosso universo. A figura abaixo reproduz uma anotação de Galileu referente a Júpiter e seus satélites.

Desenho da posição dos quatro maiores satélites ao redor de Júpiter da questão do Enem de 2000

De acordo com essa representação e com os dados da tabela, os pontos indicados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a: 

(A) Io, Europa, Ganimedes e Calisto

(B) Ganimedes, Io, Europa e Calisto

(C) Europa, Calisto, Ganimedes e Io

(D) Calisto, Ganimedes, Io e Europa

(E) Calisto, Io, Europa e Ganimedes

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11 – (Enem/2000): Os quatro calendários apresentados abaixo mostram a variedade na contagem do tempo em diversas sociedades.

Diferenças entre os calendários da questão do Enem de 2000

Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que: 

(A) o final do milênio, 1999/2000, é um fator comum às diferentes culturas e tradições

(B) embora o calendário cristão seja hoje adotado em âmbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendário próprio

(C) o calendário cristão foi adotado universalmente porque, sendo solar, é mais preciso que os demais

(D) a religião não foi determinante na definição dos calendários

(E) o calendário cristão tornou-se dominante por sua antiguidade

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12 – (Enem/2000): A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

Ilustração de um eclipse solar da questão do Enem de 2000

Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.

Imagens de três momentos de um eclipse solar da questão do Enem de 2000

As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: 

(A) III, V e II

(B) II, III e V

(C) II, IV e III

(D) I, II e III

(E) I, II e V

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13 – (Enem/2001): O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.

“Os próprios céus, os planetas, e este centro

reconhecem graus, prioridade, classe,

constância, marcha, distância, estação, forma,

função e regularidade, sempre iguais;

eis porque o glorioso astro Sol

está em nobre eminência entronizado

e centralizado no meio dos outros,

e o seu olhar benfazejo corrige

os maus aspectos dos planetas malfazejos,

e, qual rei que comanda, ordena

sem entraves aos bons e aos maus.”

(personagem Ulysses, Ato I, cena III).

SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria

(A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu

(B) da reflexão da luz do árabe Alhazen

(C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico

(D) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei

(E) da gravitação universal do inglês Isaac Newton

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14 – (Enem/2001): 

SEU OLHAR (Gilberto Gil, 1984) 

“Na eternidade 

Eu quisera ter 

Tantos anos-luz 

Quantos fosse precisar 

Pra cruzar o túnel 

Do tempo do seu olhar”

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a 

(A) tempo

(B) aceleração

(C) distância

(D) velocidade

(E) luminosidade

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15 – (Enem/2002): Existem muitas diferenças entre as culturas cristã e islâmica. Uma das principais diz respeito ao Calendário. Enquanto o Calendário Cristão (Gregoriano) considera um ano como o período correspondente ao movimento de translação da Terra em torno do Sol – aproximadamente 365 dias, o Calendário Muçulmano se baseia nos movimentos de translação da Lua em torno da Terra – aproximadamente 12 por ano, o que corresponde a anos intercalados de 254 e 255 dias. 

Considerando que o Calendário Muçulmano teve início em 622 da era cristã e que cada 33 anos muçulmanos correspondem a 32 anos cristãos, é possível estabelecer uma correspondência aproximada de anos entre os dois calendários, dada por: 

(C = Anos Cristãos e M = Anos Muçulmanos) 

(A) C = M + 622 – (M/33). 

(B) C = M – 622 + (C – 622/32)

(C) C = M – 622 – (M/33). 

(D) C = M – 622 + (C – 622/33)

(E) C = M + 622 – (M/32)

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16 – (Enem/2002): O ano muçulmano é composto de 12 meses, dentre eles o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos que, em 2001, teve início no mês de novembro do Calendário Cristão, conforme a figura que segue.

Calendário de novembro de 2001 da questão do Enem 2002

Considerando as características do Calendário Muçulmano, é possível afirmar que, em 2001, o mês Ramadã teve início, para o Ocidente, em

(A) 01 de novembro

(B) 08 de novembro

(C) 16 de novembro

(D) 20 de novembro

(E) 28 de novembro

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17 – (Enem/2002): Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela Lua o maior tempo possíÌvel.

A figura representa as fases da lua no período proposto.

Figura da órbita da Lua em torno da Terra da questão do Enem 2002

Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias

(A) 08 e 09 de setembro

(B) 15 e 16 de setembro

(C) 22 e 23 de setembro

(D) 29 e 30 de setembro

(E) 06 e 07 de outubro

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18 – (Enem/2002): Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela.

Tabela com dados da Terra e Marte da questão do Enem 2002

Com base nesses dados, é possíuvel afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existÍncia de água líquida em Marte é sua 

(A) grande distância ao Sol

(B) massa pequena

(C) aceleração da gravidade pequena

(D) atmosfera rica em CO2

(E) temperatura média muito baixa

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19 – (Enem/2003): Para o registro de processos naturais e sociais devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo. Por exemplo, para a datação do sistema solar é necessária uma escala de bilhões de anos, enquanto que, para a história do Brasil, basta uma escala de centenas de anos. Assim, para os estudos relativos ao surgimento da vida no Planeta e para os estudos relativos ao surgimento da escrita, seria adequado utilizar, respectivamente, escalas de: 

Vida no Planeta / Escrita

(A) Milhares de anos / Centenas de anos

(B) Milhões de anos / Centenas de anos

(C) Milhões de anos / Milhares de anos

(D) Bilhões de anos / Milhões de anos

(E) Bilhões de anos / Milhares de anos

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20 – (Enem/2003): Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza

Documentos da questão do Enem 2003

(A) científica no primeiro e mágica no segundo

(B) social no primeiro e política no segundo

(C) religiosa no primeiro e científica no segundo

(D) religiosa no primeiro e econômica no segundo

(E) matemática no primeiro e algébrica no segundo

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21 – (Enem/2004): Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam freqüentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta, 

(A) a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura 

(B) a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais 

(C) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra

(D) a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra

(E) a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte

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22 – (Enem/2004): Comprimam-se todos os 4,5 bilhões de anos de tempo geológico em um só ano. Nesta escala, as rochas mais antigas reconhecidas datam de março. Os seres vivos apareceram inicialmente nos mares, em maio. As plantas e animais terrestres surgiram no final de novembro. 
(Don L. Eicher, Tempo Geológico)

Tabela com escala do tempo da questão do Enem de 2004

Na escala de tempo acima, o sistema solar surgiu no início de janeiro e vivemos hoje à meia-noite de 31 de dezembro. Nessa mesma escala, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil também no mês de dezembro, mais precisamente na 

(A) manhã do dia 01

(B) tarde do dia 10

(C) noite do dia 15

(D) tarde do dia 20

(E) noite do dia 31

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23 – (Enem/2005): Pesquisas recentes estimam o seguinte perfil da concentração de oxigênio (O2) atmosférico ao longo da história evolutiva da Terra: No período Carbonífero entre aproximadamente 350 e 300 milhões de anos, houve uma ampla ocorrência de animais gigantes, como por exemplo insetos voadores de 45 centímetros e anfíbios de até 2 metros de comprimento. No entanto, grande parte da vida na Terra foi extinta há cerca de 250 milhões de anos, durante o período Permiano. Sabendo-se que o O2 é um gás extremamente importante para os processos de obtenção de energia em sistemas biológicos, conclui-se que 

Gráfico com a concentração de O2 na Terra da questão do Enem 2005

(A) a concentração de nitrogênio atmosférico se manteve constante nos últimos 400 milhões de anos, possibilitando o surgimento de animais gigantes

(B) a produção de energia dos organismos fotossintéticos causou a extinção em massa no período Permiano por aumentar a concentração de oxigênio atmosférico

(C) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento de concentração de oxigênio atmosférico, o que possibilitou uma maior absorção de oxigênio por esses animais 

(D) o aumento da concentração de gás carbônico (CO2) atmosférico no período Carbonífero causou mutações que permitiram o aparecimento de animais gigantes

(E) a redução da concentração de oxigênio atmosférico no período Permiano permitiu um aumento da biodiversidade terrestre por meio da indução de processos de obtenção de energia

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24 – (Enem/2006): Considerando o esquema abaixo, assinale a opção correta. 

Tabela com as eras da Terra da questão do Enem de 2006

(A) Quando os primeiros hominídeos apareceram na Terra, os répteis já existiam há mais de 500 milhões de anos

(B) Quando a espécie Homo sapiens surgiu no planeta, América do Sul e África estavam fisicamente unidas

(C) No Pré-Cambriano, surgiram, em meio líquido, os primeiros vestígios de vida no planeta 

(D) A fragmentação da Pangéia ocasionou o desaparecimento dos dinossauros

(E) A Era Mesozóica durou menos que a Cenozóica

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25 – (Enem/2006): No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura acima poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de 

Imagem da Lua da questão do Enem de 2006

(A) meia-noite

(B) três horas da madrugada

(C) nove horas da manhã

(D) meio-dia

(E) seis horas da tarde

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26 – (Enem/2006): A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m2 . Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J. Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0 ºC em água líquida seja igual a 3,2 × 105 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos pólos (a 0 ºC), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre 

(A) 20 e 40

(B) 40 e 60

(C) 60 e 80

(D) 80 e 100

(E) 100 e 120

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27 – (Enem/2007): Explosões solares emitem radiações eletromagnéticas muito intensas e ejetam, para o espaço, partículas carregadas de alta energia, o que provoca efeitos danosos na Terra. O gráfico abaixo mostra o tempo transcorrido desde a primeira detecção de uma explosão solar até a chegada dos diferentes tipos de perturbação e seus respectivos efeitos na Terra.

Escala de tempo das perturbações solares da questão do Enem de 2007

Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que a perturbação por ondas de rádio geradas em uma explosão solar 

(A) dura mais que uma tempestade magnética

(B) chega à Terra dez dias antes do plasma solar

(C) chega à Terra depois da perturbação por raios X

(D) tem duração maior que a da perturbação por raios X

(E) tem duração semelhante à da chegada à Terra de partículas de alta energia

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28 – (Enem/2008): 

A Ema 

O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cut’uxu. Segundo o mito guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupisguaranis utilizam o Cut’uxu para se orientar e determinar a duração das noites e as estações do ano. A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepção indígena. 

Representação da Ema pelos povos indígenas na questão do Enem de 2008

A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaço estelar em que a Ema é vista.

Representação moderna das constelações da questão do Enem de 2008

Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras acima, avalie as seguintes afirmativas. 

I A mitologia guarani relaciona a presença da Ema no firmamento às mudanças das estações do ano. 

II Em culturas indígenas e não-indígenas, o Cruzeiro do Sul, ou Cut’uxu, funciona como parâmetro de orientação espacial. 

III Na mitologia guarani, o Cut’uxu tem a importante função de segurar a Ema para que seja preservada a água da Terra. 

IV As três Marias, estrelas da constelação de Órion, compõem a figura da Ema. 

É correto apenas o que se afirma em 

(A) I

(B) II e III

(C) III e IV

(D) I, II e III

(E) I, II e IV

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29 – (Enem/2008): Assinale a opção correta a respeito da linguagem empregada no texto A Ema (da questão 28).

(A) A palavra Cut’uxu é um regionalismo utilizado pelas populações próximas às aldeias indígenas

(B) O autor se expressa em linguagem formal em todos os períodos do texto

(C) A ausência da palavra Ema no início do período “É limitada (…)” caracteriza registro oral

(D) A palavra Cut’uxu está destacada em itálico porque integra o vocabulário da linguagem informal

(E) No texto, predomina a linguagem coloquial porque ele consta de um almanaque

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30 – (Enem/2008): O diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.

Diagrama da distribuição de energia no nosso planeta da questão do Enem de 2008

Com base no diagrama acima, conclui-se que 

(A) a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera

(B) a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior à absorvida pela superfície

(C) a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra

(D) mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é devolvida para a atmosfera

(E) a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a irradiada para o espaço pela superfície

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31 – (Enem/2008): Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Diagrama do calendário cósmico e de uma arte rupreste da questão do Enem  de 2008

Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número 

(A) 1

(B) 2

(C) 3

(D) 4

(E) 5

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32 – (Enem/2009): A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. 
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). 

Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é 

(A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada

(B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4

(C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera

(D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor

(E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor

*

33 – (Enem/2009):  Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. 

A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que 

(A) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais

(B) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol

(C) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades

(D) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha

(E) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada

*

34 – (Enem/2009): O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.” 

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta 

(A) se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade

(B) se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena

(C) não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais

(D) não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita 

(E) não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume

*

35 – (Enem/2010): Júpiter, conhecido como o gigantesco gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.

Fotos do planeta Júpiter da questão do Enem de 2010

A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera – uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.

O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração

(A) na temperatura da superfície do planeta

(B) no formato da camada gasosa do plaenta

(C) no campo gravitacional gerado pelo planeta

(D) na composição química das nuvens do planeta

(E) na densidade das nuvens que compõem o planeta

*

36 – (Enem/2010): 

Choque a 36.000 km/h

A faixa que vai de 160 quilômetros de altitude em volta da Terra assemelha-se a uma avenida congestionada onde orbitam 3.000 satélites ativos. Eles disputam espaço com 17.000 fragmentos de artefados lançados pela Terra e que se desmancharam – foguetes, satélites desativados e até ferramentas perdidas por astronautas. Com um tráfego celeste tão intenso, era questão de tempo para que acontecesse um acidente de grandes proporções, como o da semana passada. Na terça-feira, dois satélites em órbita desde os anos 90 colidiram em um ponto 790 quilômetros acima da Siberia. A trombada dos satélites chama a atenção para os riscos que oferece a montanha de lixo espacial em órbita. Como os objetos viajam a grande velocidade, mesmo um pequeno fragmento de 10 centímetros poderia causar estragos consideráveis no telescópio Hubble ou na Estação Espacial Internacional – nesse caso pondo em risco a vida dos astronautas que lá trabalham.
Revista Veja. 18 set. 2009 (adaptado).

Levando-se em consideração os elementos constitutivos de um texto jornalístico, infere-se que o autor teve como objetivo

(A) exaltar o emprego da linguagem figurada

(B) criar suspense e despertar temor no leitor

(C) influenciar a opinião dos leitores sobre o tema, com as marcas argumentativas do seu poscionamento

(D) induzir o leitor a pensar que os satélites artificiais representam um grande perigo para toda a humanidade

(E) exercitar a ironia ao empregar “avenida congestionada”; “tráfego celeste tão intenso”; “montanha de lixo”

*

37 – (Enem/2010): No monte de Cerro Armazones, no deserto do Atacama, no Chile, ficará o maior telescópio da superfície terrestre, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 m de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”.
Disponível em: Estadão. Acesso em 27 abr. 2010 (adaptado).

Ao ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposição de que o diâmetro do olho humano mede aproximadamente 2,1 cm.

Qual a razão entre o diâmetro aproximado do olho humano, suposto pela professora, e o diâmetro do espelho primário do telescópio citado?

(A) 1 : 20

(B) 1 : 100

(C) 1 : 200

(D) 1: 1.000

(E) 1: 2.000 

*

binoculo 7x50 1

38 – (Enem/2010): Um satélite de telecomunicações, t minutos após ter atingido sua órbita, está a r quilômetros de distância do centro da Terra. Quando r assume seus valores máximo e mínimo, diz-se que o satélite atingiu o apogeu e o perigeu, respectivamente. Suponha que, para esse satélite, o valor de r em função de t seja dado por

Função apresentada na questão do Enem de 2010

Um cientista monitora o movimento desse satélite para controlar o seu afastamento do centro da Terra. Para isso, ele precisa calcular a soma dos valores de r, no apogeu e no perigeu, representada por S.

O cientista deveria concluir que, periodicamente, S atinge o valor de

(A) 12.765 km

(B) 12.000 km

(C) 11.730 km

(D) 10.965 km

(E) 5.865 km

*

39 – (Enem/2010): A disparidade de volume entre os planetas é tão grande que seria possível colocá-los uns dentro dos outros. O planeta Mercúrio é o menor de todos. Marte é o segundo menor: dentro dele cabem três Mercúrios. Terra é o único com vida: dentro dela cabem sete Martes. Netuno é o quarto maior: dentro dele cabem 58 Terras. Júpiter é o maior dos planetas: dentro dele cabem 23 Netunos.
Revista Veja. Ano 41, nº 25, 25 jun. 2008 (adaptado).

Segundo o raciocínio proposto, quantas Terras cabem dentro de Júpiter?

(A) 406

(B) 1.334

(C) 4.002

(D) 9.338

(E) 28.014

*

40 – (Enem/2011): O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfície terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfície terrestre.

Diagrama das faixas de radiação eletromagnética da questão do Enem de 2011

De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentadas na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (μm)?

(A) 0,4 a 0,5

(B) 0,5 a 0,6

(C) 0,6 a 0,7

(D) 0,7 a 0,8

(E) 0,8 a 0,9

*

canal de ofertas

41 – (Enem/2011): A cor de uma estrela tem relação com a temperatura em sua superfície. Estrelas não muito quentes (cerca de 3 000 K) nos parecem avermelhadas. Já as estrelas amarelas, como o Sol, possuem temperatura em torno dos 6 000 K; as mais quentes são brancas ou azuis porque sua temperatura fica acima dos 10 000 K.

A tabela apresenta uma classificação espectral e outros dados para as estrelas dessas classes.

Tabela com estrelas da sequência principal da questão do Enem de 2011

Se tomarmos uma estrela que tenha temperatura 5 vezes maior que a temperatura do Sol, qual será a ordem de grandeza de sua luminosidade?

(A) 20 000 vezes a luminosidade do Sol

(B) 28 000 vezes a luminosidade do Sol

(C) 28 850 vezes a luminosidade do Sol

(D) 30 000 vezes a luminosidade do Sol

(E) 50 000 vezes a luminosidade do Sol

*

42 – (Enem/2012): A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.

Representação do movimento retrógrado de Marte da questão do Enem de 2012

Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura? 

(A) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte

(B) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional

(C) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas

(D) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol

(E) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento

*

43 – (Enem/2012): A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.

Diagrama da aproximação de um asteroide da Terra na questão do Enem de 2012

Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a 

(A) 3,25 × 102 km

(B) 3,25 × 103 km

(C) 3,25 × 104 km

(D) 3,25 × 105 km

(E) 3,25 × 106 km

*

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44 – (Enem/2013): A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão:

Fórmula da lei da gravitação universal da questão do Enem de 2013

onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.

Imagem de satélites ao redor da Terra da questão do Enem de 2013

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?

Respostas da questão do Enem de 2013

*

45 – (Enem/2013): O ciclo de atividade magnética do Sol tem um período de 11 anos. O início do primeiro ciclo registrado se deu no começo de 1755 e se estendeu até o final de 1765. Desde então, todos os ciclos de atividade magnética do Sol têm sido registrados.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2013. 

No ano de 2101, o Sol estará no ciclo de atividade magnética de número 

(A) 32

(B) 34

(C) 33

(D) 35

(E) 31

*

46 – (Enem/2014): Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

(A) Achatamento de suas regiões polares

(B) Movimento em torno de seu próprio eixo

(C) Arredondamento de sua forma geométrica

(D) Variação periódica de sua distância do Sol

(E) Inclinação em relação ao seu plano de órbita

*

47 – (Enem/2014): Um professor utiliza essa história em quadrinhos para discutir com os estudantes o movimento de satélites. Nesse sentido, pede a eles que analisem o movimento do coelhinho, considerando o módulo da velocidade constante.

Tirinha da Turma da Mônica da questão do Enem de 2014

Desprezando a existência de forças dissipativas, o vetor aceleração tangencial do coelhinho, no terceiro quadrinho, é

(A) nulo

(B) paralelo à sua velocidade linear e no mesmo sentido

(C) paralelo à sua velocidade linear e no sentido oposto

(D) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para o centro da Terra

(E) perpendicular à sua velocidade linear e dirigido para fora da superfície da Terra

*

48 – (Enem/2014):

Charge da questão do Enem de 2014

Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao(à) 

(A) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas

(B) exploração indiscriminada de outros planetas

(C) circulação digital excessiva de autorretratos

(D) vulgarização das descobertas espaciais

(E) mecanização das atividades humanas

*

49 – (Enem/2016): 

TEXTO I

Anúncio publicitário da questão do Enem de 2016

TEXTO II

Metade da nova equipe da Nasa é composta por mulheres

Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 mar. 2016.

A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia de 2016 mostra a 

(A) elitização da carreira científica

(B) qualificação da atividade doméstica

(C) ambição de indústrias patrocinadoras

(D) manutenção de estereótipos de gênero

(E) equiparação de papéis nas relações familiares

*

binoculo 7x50 1

50 – (Enem/2017): 

El eclipse

Cuando Fray Bartolomé Arrazola se sintió perdido aceptó que ya nada podría salvarlo. La selva poderosa de Guatemala lo había apresado, implacable y definitiva. Ante su ignorancia topográfica se sentó con tranquilidad a esperar la muerte. Al despertar se encontró rodeado por un grupo de indígenas de rostro impasible que se disponía a sacrificarlo ante un altar, un altar que a Bartolomé le pareció como el lecho en que descansaría, al fin, de sus temores, de su destino, de sí mismo. Tres años en el país le habían conferido un mediano dominio de las lenguas nativas. Intentó algo. Dijo algunas palabras que fueron comprendidas. Entonces floreció en él una idea que tuvo por digna de su talento y de su cultura universal y de su arduo conocimiento de Aristóteles. Recordó que para ese día se esperaba un eclipse total de sol. Y dispuso, en lo más íntimo, valerse de aquel conocimiento para engañar a sus opresores y salvar la vida. — Si me matáis — les dijo — puedo hacer que el sol se oscurezca en su altura. Los indígenas lo miraron fijamente y Bartolomé sorprendió la incredulidad en sus ojos. Vio que se produjo un pequeño consejo, y esperó confiado, no sin cierto desdén. Dos horas después el corazón de Fray Bartolomé Arrazola chorreaba su sangre vehemente sobre la piedra de los sacrificios (brillante bajo la opaca luz de un sol eclipsado), mientras uno de los indígenas recitaba sin ninguna inflexión de voz, sin prisa, una por una las infinitas fechas en que se producirían eclipses solares y lunares, que los astrónomos de la comunidad maya habían previsto y anotado en sus códices sin la valiosa ayuda de Aristóteles.
MONTERROSO, A. Obras completas y otros cuentos. Bogotá: Norma, 1994 (adaptado).

No texto, confrontam-se duas visões de mundo: a da cultura ocidental, representada por Frei Bartolomé Arrazola, e a da mítica pré-hispânica, representada pela comunidade indígena maia. Segundo a narrativa,

(A) os catequizadores espanhóis avalizam os saberes produzidos pelas comunidades indígenas hispano-americanas

(B) os indígenas da comunidade maia mostram-se perplexos diante da superioridade do conhecimento aristotélico do frei espanhol

(C) o catequizador espanhol Arrazola apresenta-se adaptado às culturas autóctones, ao promover a interlocução entre os conhecimentos aristotélico e indígena

(D) o episódio representa, de forma neutra, o significado do conhecimento ancestral indígena, quando comparado ao conhecimento ocidental

(E) os conhecimentos acadêmicos de Arrazola são insuficientes para salvá-lo da morte, ante a sabedoria astronômica da cultura maia

*

51 – (Enem/2018): 

A comunidade científica mundial recebeu, na semana passada, a confirmação oficial de uma descoberta sobre a qual se falava com enorme expectativa há alguns meses. Pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian revelaram ter obtido a mais forte evidência até agora de que o universo em que vivemos começou mesmo pelo Big Bang, mas este não foi explosão, e sim uma súbita expansão de matéria e energia infinitas concentradas em um ponto microscópico que, sem muitas opções semânticas, os cientistas chamam de “singularidade”. Essa semente cósmica permanecia em estado latente e, sem que exista ainda uma explicação definitiva, começou a inchar rapidamente […]. No intervalo de um piscar de olhos, por exemplo, seria possível, portanto, que ocorressem mais de 10 trilhões de Big Bangs.
ALLEGRETTI. F. Veja. 26 mar. 2014 (adaptado)

No título proposto para esse texto de divulgação científica, ao dissociar os elementos da expressão Big Bang, a autora revela a intenção de 

(A) evidenciar a descoberta recente que comprova a explosão de matéria e energia

(B) resumir os resultados de uma pesquisa que trouxe evidências para a teoria do Big Bang

(C) sintetizar a ideia de que a teoria da expansão de matéria e energia substitui a teoria da explosão

(D) destacar a experiência que confirma uma investigação anterior sobre a teoria de matéria e energia

(E) condensar a conclusão de que a explosão de matéria e energia ocorre em um ponto microscópico

*

52 – (Enem/2018): De acordo com a Lei Universal da Gravitação, proposta por Isaac Newton, a intensidade da força gravitacional F que a Terra exerce sobre um satélite em órbita circular é proporcional à massa m do satélite e inversamente proporcional ao quadrado do raio r da órbita, ou seja,

Fórmula apresentada na questão do Enem de 2018

No plano cartesiano, três satélites, A, B e C estão representados, cada um, por um ponto (m ; r) cujas coordenadas são, respectivamente, a massa do satélite e o raio da sua sua órbita em torno da Terra.

Gráfico apresentado na questão do Enem de 2018

Com base nas posições relativas dos pontos no gráfico, deseja-se comparar as intesidades FA, FB e FC da força gravitacional que a Terra exerce sobre os satélites A, B e C, respectivamente.

As intensidades FA, FB e FC expressas no gráfico satisfazem a relação

(A) FC = FA < FB

(B) FA = FB < FC

(C) FA < FB < FC

(D) FA < FC < FB

(E) FC < FA < FB

*

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53 – (Enem/2019): Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.

Ilustração do planeta Terra para a questão do Enem de 2019

LAS CASAS, R. Lixo espacial. Observatório Astronômico Frei Rosário, ICEx, UFMG. Disponível em: www.observatorio.ufmg.br. Acesso em: 27 set. 2011 (adaptado). 

De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era 

(A) igual à da Terra e no mesmo sentido

(B) superior à da Terra e no mesmo sentido

(C) inferior à da Terra e no sentido oposto

(D) igual à da Terra e no sentido oposto

(E) superior à da Terra e no sentido oposto

*

54 – (Enem/2021):

Ilustração das massas de ar em nosso planeta da questão do Enem de 2021

A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por

(A) inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas

(B) formação de baixa pressão na linha do Equador

(C) expansão de brisas geladas em áreas ciclonais

(D) movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul

(E) ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais

*

55 – (Enem/2021): A balança de braços iguais (balança A) faz a medição por meio da comparação com massas de referência colocadas em um dos pratos. A balança de plataforma (balança B) determina a massa indiretamente pela força de compressão aplicada pelo corpo sobre a plataforma.

Foto de balanças da questão do Enem de 2021

Disponível em: http://fisica.tubalivre.com. Acesso em: 23 nov. 2013 (adaptado). 

As balanças A e B são usadas para determinar a massa de um mesmo corpo. O procedimento de medição de calibração foi conduzido em um local da superfície terrestre e forneceu o valor de 5,0 kg para ambas as balanças. O mesmo procedimento de medição é conduzido para esse corpo em duas situações.

Situação 1: superfície lunar, onde o módulo da aceleração da gravidade é 1,6 m/s2 . A balança A forneceu o valor m1, e a balança B forneceu o valor m2.

Situação 2: interior de um elevador subindo com aceleração constante de módulo 2 m/s2 , próximo à superfície da Terra. A balança A forneceu o valor m3, e a balança B forneceu o valor m4.

Em relação ao resultado do procedimento de calibração, os resultados esperados para a situação 1 e 2 são, respectivamente,

(A) m1 = 5,0 kg e m2 < 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 > 5,0 kg

(B) m1 = 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 = 5,0 kg

(C) m1 < 5,0 kg e m2 < 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 = 5,0 kg. 

(D) m1 = 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 < 5,0 kg e m4 < 5,0 kg

(E) m1 < 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 > 5,0 kg e m4 = 5,0 kg

*

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56 – (Enem/2021): No dia 14 de julho de 2015, a sonda espacial norte-americana New Horizons atingiu o ponto mais próximo que qualquer artefato humano esteve do planeta-anão Plutão. Neste instante a distância da sonda à Terra era de aproximadamente 5 bilhões de quilômetros. As primeiras imagens de Plutão não chegaram à Terra instantaneamente quando enviadas através de um sinal de rádio, pois a velocidade da luz é de 3 x 108 m/s.
NOGUEIRA, S. Uma jornada até Plutão. Pesquisa Fapesp, n. 234, ago. 2015. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 2 jul. 2019 (adaptado)

No momento da máxima aproximação de Plutão, o valor mais próximo do tempo decorrido entre o envio de uma imagem pela antena transmissora da sonda e sua recepção por uma antena receptora na Terra é

(A) 4,6 x 103 s

(B) 9,3 x 103 s

(C) 1,6 x 101 s

(D) 1,7 x 104 s

(E) 3,4 x 104 s

*

Gabarito das questões do Enem

QuestãoGabaritoQuestãoGabarito
1D29B
2E30D
3D31E
4B32C
5B33E
6D34D
7D35E
8B36C
9E37E
10B38B
11B39B
12A40E
13C41A
14C42A
15A43D
16C44B
17D45A
18E46B
19E47A
20C48C
21C49D
22E50E
23C51C
24C52E
25E53B
26B54B
27D55A
28D56D

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Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.