5 fotos do James Webb para usar como papel de parede no celular

Personalize a tela do seu smartphone com as mais belas fotos captadas pelo telescópio espacial James Webb.

O Telescópio Espacial James Webb é o maior, mais poderoso e mais complexo telescópio espacial já construído. Lançado em dezembro de 2021, o instrumento está localizado há 1,5 milhão de quilômetros da Terra, fazendo observações do Universo na faixa do infravermelho.

binoculo 7x50 1

Nas últimas semanas, a NASA começou a liberar as primeiras imagens científicas da missão, incluindo a foto mais profunda feita do Universo.

ATENÇÃO: Para salvar as imagens com melhor qualidade, clique na imagem escolhida para que ela abra em uma nova aba com maior resolução. Em seguida, selecione a opção de salvar ou fazer download da foto.

A primeira imagem do James Webb

A primeira imagem do James Webb

Esta é a imagem infravermelha mais profunda e nítida do Universo primitivo já obtida até então, mostrando milhares de galáxias que fazem parte do aglomerado SMACS 0723. A massa combinada deste aglomerado de galáxias atua como uma “lente gravitacional”, dobrando os raios de luz de galáxias mais distantes atrás dele, ampliando-os.

*

canal de ofertas

Nebulosa da Tarântula

Nebulosa da Tarântula

Esta é uma gigantesca fábrica de estrelas, pertencente à Grande Nuvem de Magalhães – uma galáxia vizinha à nossa. Ela é uma das poucas regiões de formação de estrelas fora da nossa galáxia que os astrônomos podem estudar em detalhes.

*

Quinteto de Stephan

Quinteto de Stephan

Um grupo de cinco galáxias que aparecem próximas umas das outras no céu, e que, quatro delas, parecem estar em colisão. Cada um tem um tamanho, forma, estrutura e coloração ligeiramente diferentes.

*

telescopio refrator 60az powerseeker

Júpiter

Júpiter

O maior planeta do Sistema Solar visto pelas lentes do James Webb. A imagem mostra as tempestades gigantes do planeta – incluindo a Grande Mancha Vermelha –, bem como auroras brilhantes nos Polos do planeta. O telescópio espacial da NASA permitirá aos astrônomos fazer estudos sobre a química do interior de Júpiter.

*

Nebulosa do Anel Sul

Nebulosa do Anel Sul

Esta nebulosa planetária tem quase meio ano-luz de diâmetro e é formada pelos gases que estão sendo emitidos por uma estrela moribunda em seu centro. Ela foi descoberta em 1835 e está localizada a cerca de 2 mil anos-luz da Terra, na direação da constelação de Lira.

*

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.