Os melhores livros de Arthur C. Clarke

Confira as principais obras do famoso escritor de ficção científica espacial.

Os melhores livros de Arthur C. Clarke

Arthur C. Clarke é considerado um dos maiores escritores de ficção científica da história, ficando famoso por ter contribuído com o roteiro do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968.

Apaixonado por ciência e astronomia desde a infância, Clarke foi um dos maiores defensores de que a humanidade deveria explorar o espaço.

Para muitos, ele foi um visionário. Em 1945, ele escreveu um artigo para a revista Wireless World em que previa um sistema de comunicação espacial que retransmitia os sinais de rádio e televisão em todo o mundo. Nascia aí o conceito de satélites artificiais, muito antes do lançamento do Sputnik, em 1957.

“Essas coisas vão tornar possível um mundo onde poderemos estar em contato instantâneo um com outro, onde quer que estejamos”, afirmou ele na época.

Arthur Clarke começou a publicar contos de ficção científica em 1946, sempre explorando em suas histórias como a ciência se relaciona com as futuras inovações tecnológicas.

Durante o início da era espacial, ele se tornou consultor da comunidade científica e de engenheiros que projetavam espaçonaves e satélites. Clarke, inclusive, fez uma participação como comentarista de TV durante o histórico pouso da Apollo 11, na Lua.

Durante a vida, ele chegou a escrever quase 100 obras. Aqui, estão os três principais — e também os mais conhecidos — livros do famoso escritor de ficção científica.

2001: Uma Odisseia no Espaço

Livro 2001: Uma Odisseia no Espaço

Em 1964, com a sua crescente reputação em assuntos espaciais, Clarke acabou sendo convidado para trabalhar com o cineasta Stanley Kubrick — colaboração esta que o tornou ainda mais conhecido em todo o mundo.

A ideia por trás desse trabalho conjunto foi adaptar para o cinema o conto “The Sentinel” (“A Sentinela”, em português), escrito por Clarke, em 1951. Esse trabalho deu origem ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, considerado um dos principais longas de ficção científica já feitos.

Na trama, um monolito misterioso é encontrado durante uma escavação na superfície Lua. Isso acaba motivando o lançamento de uma missão interplanetária para investigar a origem desse objeto extraterrestre.

Clarke e Kubrick receberam uma indicação ao Oscar pelo filme. No mesmo ano do lançamento do filme, Arthur Clarke publicou a história em um livro homônimo.

O sucesso desta obra acabou gerando outras continuações, como o “2010: Uma Odisseia no Espaço II” (1982), “2061: Uma Odisseia no Espaço III” (1987) e “3001: A Odisseia Final” (1997).

Atualmente, “2001: Uma Odisséia no Espaço” está disponível no catálogo do HBO Max ou para ser alugado em serviços de streaming, como Apple TV+ ou Google Play, por exemplo. Também é possível adquirir o DVD ou Blu-ray, na Amazon.

*

Encontro com Rama

Livro Encontro com Rama

Além de 2001, outro livro famoso de Clarke é o “Encontro com Rama”. O romance de 1973 colecionou prêmios, entre eles, o Hugo, Nebula, British Science Fiction, Júpiter e Locus.

A trama se passa em 2130, quando um enorme “asteroide” interestelar de formato cilíndrico entra no Sistema Solar a uma alta velocidade. Antes dele se aproximar do Sol, uma espaçonave humana é lançada para se encontrar com o objetivo apelidado de “Rama” e descobrir a sua origem.

A história é surpreendente, podendo colocar facilmente a obra na lista dos melhores livros escritos por autores de ficção científica.

Quem acompanhou as notícias sobre a recente passagem do objeto interestelar Oumuamua pelo Sistema Solar vai acabar encontrando algumas semelhanças com o livro de Arthur Clarke.

*

O Fim da Infância

Livro O Fim da Infância

Aqui, a Terra recebe a visita de uma raça alienígena com desenvolvimento tecnológico, intelectual e militar superior ao dos humanos.

Porém, em vez de destruir o planeta e subjugar a nossa civilização, os visitantes têm uma agenda mais bondosa para com a humanidade, unificando as nações, eliminando as doenças e acabando com as guerras. 

O livro de Arthur C. Clarke levanta uma interessante reflexão sobre os efeitos sobre a humanidade de um potencial contato com uma civilização extraterrestre.

*

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.