Observatório capta imagem de exoplaneta nascendo
Objeto está a 520 anos-luz da Terra, na constelação Auriga.
O Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), localizado no Chile, conseguiu fotografar a formação de um exoplaneta ao redor da estrela AB Aurigae, situado a 520 anos-luz do nosso planeta, na direção da constelação de Auriga.
A foto mostra braços espiralados no disco de poeira e gás ao redor da jovem estrela. Segundo astrônomos, essas espirais são evidências de mundos recém-formados.
O exoplaneta bebê encontrado está situado perto do centro da imagem, na região interna do disco, onde é possível ver uma torção nas espirais, em amarelo muito brilhante. Essa torção e seu aparente movimento orbital poderiam ser a primeira evidência direta de um protoplaneta (um planeta em formação).
Em modelos teóricos, essa perturbação nas espirais permite que o gás e a poeira do disco se acumulem no planeta em formação e o fazem crescer.
O provável astro está aproximadamente à mesma distância da estrela AB Aurigae do que Netuno está do Sol, em torno de 4,5 bilhões de quilômetros.
Estudos apontam que a formação de exoplanetas ocorre nos primeiros milhões de anos de um sistema planetário através de vários processos, mas que ainda precisam ser testados por meio de observações.
Novas pesquisas deste e de outros sistemas estelares em formação podem esclarecer muitas das dúvidas dos astrônomos sobre a formação de planetas.
“Milhares de exoplanetas foram identificados até agora, mas pouco se sabe sobre como eles se formam”, disse o autor principal do estudo, Anthony Boccaletti, do Observatório da Universidade Paris Sciences et Lettres.
A pesquisa foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics.
VEJA MAIS
- ELT: ESO lança novo site sobre o ambicioso megaobservatório
- Astrônomos captam a primeira imagem de um sistema multiplanetário
- Estrela gigante desaparece sem deixar pistas
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor