Observatório brasileiro estará de ‘portas abertas’ nesta sexta

Local é utilizado para realizar pesquisas sobre asteroides próximos da Terra.

Observatório brasileiro promove 'portas abertas' nesta sexta

Nesta sexta-feira, 29 de outubro de 2021, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), do Observatório Nacional (ON), realizará um evento de “portas abertas”, recebendo presencialmente alunos e professores da região Nordeste.

A atividade faz parte do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) e busca divulgar a ciência e a astronomia para a população.

O OASI está instalado na cidade de Itacuruba, no sertão do estado de Pernambuco. Desde 2011, o local é utilizado para realizar observações contínuas de asteroides em órbitas próximas à da Terra (NEOs, na sigla em inglês).

Com o telescópio de 1 metro de diâmetro – o segundo maior em solo nacional -, astrônomos brasileiros podem estudar o período de rotação, direção do eixo, forma do objeto e índices de cor de asteroides.

Apesar de o observatório não ter o objetivo principal de caçar asteroides que podem se chocar com o nosso planeta, ele é operado pelo projeto “Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no ON” (IMPACTON), que integra o Brasil aos programas internacionais de busca e acompanhamento de asteroides e cometas em risco de colisão.

O observatório também é utilizado para a formação de pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado do ON.

Portas abertas

A atividade de divulgação científica para a população é realizada em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do projeto “Desvendando o Céu Austral”.

Segundo comunicado do Observatório Nacional, o evento de portas abertas seguirá rigidamente os protocolos de biossegurança.

Por conta da pandemia, a visitação deste ano será restrita, exclusivamente para os alunos do curso de especialização em ensino de astronomia da UFRPE previamente inscritos.

VEJA MAIS

Ao todo serão recebidos cerca de 50 alunos e professores, desde que eles estejam com a vacinação completa e apresentem teste negativo para a Covid-19.

Os visitantes vão conhecer os trabalhos realizados no OASI e participarão de oficinas de lançamento de foguetes e observação do céu com telescópios.

Desde 2011, o local realiza atividades de divulgação científica, a partir de parcerias com instituições de ensino da região Nordeste.

Asteroide Itaparica

Em junho de 2021, a União Astronômica Internacional (IAU) batizou um asteroide descoberto no ano 2000 como (32400) Itaparica, em homenagem ao OASI.

O objeto está localizado na parte externa do Cinturão Principal de Asteroides.

Na nomeação, a IAU ressaltou o trabalho do observatório brasileiro no estudo de pequenos objetos do Sistema Solar.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.