O que é halo solar e como ele se forma?

Fenômeno atmosférico forma um anel brilhante em torno do Sol.

halo solar
Foto de um halo solar em um céu azul. Imagem: Grooveland Designs/Unsplash

Por mais que ele seja algo raro, é provável que você já tenha visto alguma vez na vida um “halo solar”. Os halos solares são parecidos com os arcos-íris, com a diferença de que os halos são vistos na forma de um anel – ou auréola – ao redor do Sol, com raio de 22 graus.

binoculo 7x50 1

Eles são gerados a partir de nuvens do tipo cirrus, flutuando a 6 km ou mais de altitude. Essas altas e finas nuvens contêm milhões de minúsculos cristais de gelo hexagonais – com diâmetros inferiores a 20,5 micrômetros – que funcionam da mesma forma do que os prismas.

Os halos observados são causados pela refração da luz solar por esses cristais de gelo. A luz é refratada quando entra no cristal de gelo e mais uma vez quando ela sai. Essas duas refrações dobram a luz em 22 graus de sua direção original, produzindo o anel de luz observado a 22 graus do Sol.

Porém, esses cristais precisam estar orientados numa posição certa em relação ao observador para que a auréola seja visível.

canal de ofertas

Geralmente, os halos são mais comuns em regiões polares ou países com invernos mais rigorosos. Entretanto, eles também podem ocorrer em qualquer lugar do planeta – durante o inverno ou mesmo no verão -, inclusive no Brasil.

Halos solares coloridos

A maioria dos halos são vistos como anéis brancos brilhantes, mas, em alguns casos, a dispersão da luz pode fazer com que eles apresentem cores.

Ocasionalmente, uma mancha de luz brilhante é observada ao longo de um halo, formada por cristais de gelo cujos eixos longos são orientados horizontalmente.

VEJA MAIS

Os halos também podem acontecer à noite, formando o anel brilhante em volta da Lua.

Não existe uma estatística da frequência de aparição de halos, pois isso dependerá da cobertura de nuvens cirrus e se elas contêm cristais de gelo formadores de halo.

Geralmente, a presença de halos indica que tempestades podem estar próximas de ocorrer.

telescopio refrator 60az powerseeker

Observação do halo solar

Apesar de ser um belo fenômeno atmosférico, a observação de halos solares é desaconselhada, pois, requer que o observador olhe diretamente para o Sol. Mesmo quando ele estiver visível através das nuvens, a vista do Sol pode provocar danos sérios aos olhos, inclusive a cegueira.

Do mesmo modo, é preciso cuidados especiais ao fotografar um halo solar. O fotógrafo nunca deve olhar na direção do Sol por meio do visor óptico da câmera, sob o risco de prejudicar permanentemente a visão.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.