Civis da Inspiration4 tiveram problemas com banheiro espacial

Missão composta apenas por astronautas civis orbitou a Terra durante três dias.

Jared Isaacman, Chris Sembroski, Sian Proctor e Hayley Arceneaux em órbita, durante a missão Inspiration4.
Jared Isaacman, Chris Sembroski, Sian Proctor e Hayley Arceneaux em órbita, durante a missão Inspiration4. Imagem: Inspiration4

Durante coletiva de imprensa, o diretor da SpaceX responsável pela tripulação, Benji Reed, revelou que os astronautas civis da missão Inspiration4 enfrentaram problemas ao utilizar o banheiro da cápsula Crew Dragon.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sem entrar em detalhes, ele apenas disse que o ventilador do banheiro espacial apresentou uma anomalia. O equipamento é utilizado para fazer a sucção e remoção dos resíduos humanos.

“Foi uma missão muito limpa do início ao fim. Tivemos alguns problemas com os quais trabalhamos, fizemos algo no Sistema de Gerenciamento de Resíduos, mas funcionou bem e, você sabe, a equipe estava feliz e saudável”, disse Reed.

Nas três missões tripuladas anteriores, a Crew Dragon foi utilizada apenas como uma nave de transporte, para levar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Geralmente, as tripulações anteriores ficaram no interior da cápsula por períodos menores do que 24 horas.

Como a tripulação da Inspiration4 ficou cerca de três dias a bordo da nave da SpaceX, Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor foram os que mais utilizaram o banheiro da nave da SpaceX em órbita.

Banheiro espacial

Por se tratar de uma nave comercial, os equipamentos a bordo da Crew Dragon são envoltos em mistério, incluindo detalhes de como funciona o banheiro, por questões de propriedade industrial da SpaceX.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

A única coisa que se sabe é que o sistema de remoção de resíduos está localizado no cone da nave, próximo do sistema de acoplagem. No caso da nave utilizada pela Inspiration4, o banheiro estava perto da cúpula de vidro instalada exclusivamente para esta missão.

A localização foi revelada em abril passado, após o astronauta francês Thomas Pesquet compartilhar na internet uma foto do banheiro da Crew Dragon (foto abaixo). É possível perceber na imagem que o sistema de remoção de resíduos tem, inclusive, um emoji de um “cocô”.

“Este é um dos sistemas mais secretos e úteis da espaçonave … nosso banheiro! Há uma cortina de privacidade, e o resto são apenas detalhes técnicos”, explicou o astronauta francês na época.

VEJA MAIS

O diretor da SpaceX também revelou que enquanto os astronautas civis utilizavam o banheiro a escotilha da cúpula tinha que ser fechada. Isso significa que a tripulação não poderia aproveitar a vista durante o “procedimento”.

Detalhe do banheiro da cápsula Crew Dragon.
Detalhe do banheiro da cápsula Crew Dragon. Imagem: ESA/NASA–T. Pesquet


Apesar do problema com o banheiro, a missão foi considerada um sucesso, sendo concluída no último sábado, 18 de setembro, quando a Crew Dragon pousou no Oceano Atlântico, próximo da costa da Flórida, nos Estado Unidos. Um dos principais objetivos da missão foi arrecadar doações para o St. Jude Children’s Research, um hospital americano pediátrico de câncer.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.