Brasil cria comitê para desenvolver programa espacial
Ideia é discutir plano de negócio para uso comercial do Centro Espacial de Alcântara.
Na última sexta-feira, 14, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto nº 10.458, que institui a Comissão de Desenvolvimento Integrado (CDI), com o objetivo de formular um programa para uso comercial do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
De acordo com Marcos Pontes, astronauta e atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, a medida dá início à elaboração do plano de negócios para viabilizar o lançamento de foguetes a partir da base brasileira a partir de 2021.
Estima-se que o mercado espacial internacional movimente anualmente em torno de US$ 360 bilhões (R$ 1,95 trilhão). O Brasil espera atrair pelo menos 1% deste total.
A ideia é criar um programa em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Defesa, o Ministério da Infraestrutura, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a Advocacia-Geral da União, a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Comando da Aeronáutica.
“Esse projeto vai ser muito importante para o país, para o Programa Espacial Brasileiro e as comunidades que vivem nos arredores do CEA”, destaca Pontes.
O decreto estabelece que a comissão proponha projetos e iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura em Alcântara e seu entorno, firmar acordos e parcerias para conseguir os recursos para execução do plano de negócios, entre outras medidas.
No ano passado, foi aprovado o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre o Brasil e os Estados Unidos, para assegurar a proteção de tecnologias americanas utilizadas em potenciais foguetes e satélites que venham a ser lançados a partir de Maranhão.
Como cerca de 80% dos equipamentos espaciais do mundo utilizam componentes americanos, o acordo é visto como estratégico pelo governo brasileiro para atrair empresas interessadas em utilizar o CEA.
VEJA MAIS
- AEB estuda instalar novas plataformas de lançamento em Alcântara
- Brasil testa motor de foguete lançador de satélites
- AEB lança canal gratuito de ensino sobre astronomia e exploração espacial
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor