NASA tenta coletar amostras de asteroide nesta noite

Sonda OSIRIS-REx está em órbita de Bennu desde dezembro de 2018.

NASA tenta coletar amostras de asteroide nesta noite
Asteroide Bennu fotografado pela sonda OSIRIS-REx, da NASA. Crédito da imagem: OSIRIS-REx, da NASA

O grande dia chegou! Depois de mais de um ano mapeando a superfície de Bennu, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, tentará coletar amostras da superfície do asteroide na noite desta terça-feira, 20 de outubro.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Inicialmente, a primeira tentativa coleta deveria ter ocorrido em agosto passado. Entretanto, diante da pandemia da Covid-19 e as regras de isolamento social, os preparativos para o procedimento levaram mais tempo do que o planejado, o que acabou postergando a coleta para esta noite.

A manobra terá início às 14h50 (horário de Brasília), quando a OSIRIS-REx sairá de órbita e viajará na direção de Bennu. A descida levará cerca de 4 horas e meia, com a sonda tocando a superfície às 19h12.

Uma espécie de braço vai liberar gás nitrogênio pressurizado para “soprar” amostras para dentro de uma cápsula. A NASA espera coletar pelo menos 60 gramas de material.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Asteroide Bennu

Bennu e OSIRIS-REx estão atualmente a 334 milhões de quilômetros da Terra. Como os sinais levam cerca de 18 minutos para viajarem entre a espaçonave e a Terra, todas as manobras são programadas com antecedência e a espaçonave estará transmitindo informações à medida que avança.

Como a gravidade de Bennu é baixa, a sonda não pousará no asteroide. Ela tocará a superfície por alguns segundos e depois se afastará novamente.

De acordo com a NASA, levará cerca de dez dias para descobrir se a sonda conseguiu realmente coletar as amostras.

A OSIRIS-REx deverá retornar para a Terra em setembro de 2023.

O Bennu tem uma órbita que o leva próximo à Terra a cada cinco anos. A NASA está considerando enviar uma missão tripulada para o asteroide em 2025.

As informações da sonda ajudarão a formular os tipos de operações e identificar as atividades de missão que os astronautas realizarão durante suas expedições ao asteroide.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.