NASA está disposta a comprar rochas lunares
Agência espacial quer pagar até 25 mil dólares pelas amostras da Lua.
A NASA lançou um chamamento público convidando empresas privadas a desenvolverem uma sonda automatizada que consiga capturar amostras de rochas da superfície da Lua em um pequeno recipiente. A agência se comprometeu a pagar entre 15 mil e 25 mil dólares para quem conseguir realizar o feito.
A NASA pagará uma pequena parte do dinheiro na assinatura do contrato e durante o lançamento. O restante será pago quando a empresa comprovar com dados e imagens que realmente conseguiu coletar as amostras.
A captura de rochas deve ocorrer até 2024, antes que a agência envie humanos de volta à Lua. A responsabilidade de trazer as rochas para a Terra ficará a cargo da NASA.
A ideia da agência é impulsionar o mercado de recursos escavados na Lua ou em outros mundos do Sistema Solar.
Além disso, o uso de tais recursos será fundamental para manter a presença sustentável de humanos na Lua. Em vez de enviar tudo da Terra, a ideia é utilizar materiais que já se encontram na Lua.
“Estamos colocando nossas políticas em prática para alimentar uma nova era de exploração e descoberta que beneficiará toda a humanidade”, anunciou o administrador da NASA, Jim Bridenstine.
Polêmica espacial
Por outro lado, o projeto é alvo de críticas, por estar estimulando a soberania de um país sobre os recursos de um objeto celeste.
Desde 2015, a legislação dos Estados Unidos permite que empresas e parceiros internacionais se apropriem de minerais explorados no espaço. Porém, a lei americana vai de encontro a um tratado internacional assinado em 1967 — o qual os EUA também é um dos signatários — de que nenhum país pode reivindicar a propriedade da Lua ou qualquer outro território no espaço.
O debate existe há anos. Além dos Estados Unidos, Luxemburgo também declarou que as empresas do país também podem ser proprietárias dos recursos que apanharem no espaço. Por outro lado, China e Rússia criticam a comercialização de recursos espaciais.
Dmitry Rogozin, diretor do programa espacial da Rússia, por exemplo, comparou a política de mineração espacial americana à invasão do Iraque pelos Estados Unidos.
VEJA MAIS
- NASA pretende levar uma usina nuclear para a Lua
- NASA: Retorno à Lua deve custar 93 bilhões de dólares
- Blue Origin perde na Justiça processo que movia contra a NASA
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor