NASA está desenvolvendo novo sistema de pouso lunar
Agência pretende enviar humanos para a Lua até 2024.
Por meio de uma parceria com a Draper, uma empresa americana independente e sem fins lucrativos, a NASA está produzindo protótipos para novos sistemas de orientação, navegação e controle de pouso para suas futuras missões na Lua e em Marte.
A agência dos Estados Unidos está desenvolvendo o programa SPLICE (sigla de em inglês de Aterragem Segura e Precisa – Evolução das Capacidades Integradas), que visa criar um conjunto integrado de recursos de pouso e prevenção de perigos para missões interplanetárias, sejam elas tripuladas ou não.
Durante o pouso lunar da Apollo 11, em 20 de julho de 1969, a nave teve que sobrevoar uma área repleta de pedras antes de alunissar com sucesso no Mar da Tranquilidade. Entretanto, quem escolheu o local foi Neil Armstrong, pois o computador de bordo estava levando a módulo lunar para dentro de uma cratera.
Para evitar esse problema, testes estão sendo realizados com um novo algoritmo de navegação, no qual uma câmera captura fotos enquanto a nave voa ao longo de sua trajetória. Essas imagens são sobrepostas com os mapas de satélite pré-carregados na memória do computador, gerando um mapeamento preciso e em tempo real da superfície.
Com tal sistema, um computador de alto desempenho poderia detectar perigos e selecionar o melhor local de pouso, garantindo mais segurança e menos preocupações para astronautas.
Em setembro do ano passado, a NASA realizou no deserto de Mojave, na Califórnia, o primeiro teste do sistema, com uma altitude de descida e uma trajetória de pouso semelhante ao esperado em uma missão lunar (vídeo abaixo).
“Agora, nosso sistema pode se tornar o ‘olho’ para o próximo módulo de pouso lunar para ajudar a atingir o local de pouso desejado”, disse Matthew Fritz, investigador principal do SPLICE.
A NASA pretende fazer futuramente um teste no foguete New Shepard, desenvolvido pela empresa Blue Origin.
Por meio do programa Artemis, a NASA está planejando pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua até 2024, e estabelecer uma exploração sustentável do nosso satélite natural até 2028.
VEJA MAIS
- Sonda chinesa avista cubo misterioso na Lua
- NASA pretende levar uma usina nuclear para a Lua
- NASA: Retorno à Lua deve custar 93 bilhões de dólares
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor