NASA anuncia data de lançamento do Telescópio Espacial James Webb
Novo observatório foi desenvolvido para ser o sucessor do famoso Telescópio Espacial Hubble.
Após muitos atrasos e expectativas, a NASA finalmente marcou a data do lançamento do aguardado Telescópio Espacial James Webb (JWST). Se tudo correr bem, ele será colocado em órbita no dia 18 de dezembro de 2021.
O novo telescópio espacial será lançado a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, por meio de um foguete Ariane 5, da Arianespace, cedido pela Agência Espacial Europeia (ESA). Atualmente, o telescópio está passando por configurações finais nas instalações da empresa Northrop Grumman, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Quando chegar ao espaço, ele levará um mês até atingir a posição orbital final, a cerca de 1,5 milhão de km do nosso planeta, no ponto de Lagrange L2 – um ponto onde os campos gravitacionais do Sol e da Terra estão equilibrados.
Segundo a NASA, a definição da data de lançamento ocorre após um “regime rigoroso de testes”. O objetivo foi garantir que o observatório funcione conforme projetado no espaço.
Novo telescópio espacial
Ao chegar na Guiana Francesa, o telescópio espacial passará por verificações para garantir que ele não foi danificado durante o transporte. Além disso, ele será abastecido com combustível; serão removidas as capas de proteção que protegiam o James Webb durante a fase de montagem, testes e transportes; e integrado ao foguete para lançamento.
“Webb é uma missão exemplar que significa o epítome da perseverança. Estou inspirado por nossa equipe dedicada e nossas parcerias globais que tornaram possível este incrível empreendimento. Juntos, superamos obstáculos técnicos ao longo do caminho, bem como desafios durante a pandemia de coronavírus. Também sou grato pelo apoio constante do Congresso. Agora que temos um observatório e um foguete prontos para o lançamento, estou ansioso pelo grande dia e pela incrível ciência que está por vir”, disse Gregory L. Robinson, diretor do projeto JWST na sede da NASA, em Washington.
O novo observatório foi batizado em homenagem ao James Edwin Webb, que foi o administrador da NASA durante os primeiros voos tripulados da agência espacial americana, nos projetos Mercury e Gemini.
VEJA MAIS
- NASA diz que James Webb pode falhar de 300 maneiras diferentes
- Astrônomos querem que a NASA mude nome do Telescópio James Webb
- Sucessor do Webb será maior e poderá detectar vida em exoplanetas
O telescópio espacial James Webb é um programa internacional liderado pela NASA e que conta com a parceria da ESA e da Agência Espacial Canadense. Ele é um observatório na faixa do infravermelho que permitirá observar a formação das primeiras galáxias, além de estudar a formação de estrelas e sistemas planetários no interior de nebulosas.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários