Virgin Galactic recebe sinal verde para levar turistas ao espaço

Empresa completou com sucesso o terceiro voo suborbital em maio passado. Confira o vídeo.

Foto do voo suborbital da espaçonave VSS Unity realizado em 22 de maio de 2021.
Foto do voo suborbital da espaçonave VSS Unity realizado em 22 de maio de 2021. Imagem: Virgin Galactic/Reprodução

A Virgin Galactic anunciou na última sexta-feira, 25 de maio, que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) autorizou a empresa a realizar voos suborbitais comerciais com turistas a bordo. A empresa concluiu com sucesso no último dia 22 de maio o terceiro voo espacial tripulado da Virgin Galactic.

binoculo 7x50 1

A nave atingiu uma velocidade de 3.704 km por hora e uma altitude de 89 km.

A análise dos dados apontou que o foguete, estabilizadores e controle da nave VSS Unity tiveram um bom desempenho durante o voo, incluindo os dados ambientais dentro da cabine.

Durante a viagem, também foram realizados três experimentos da NASA para testar e demonstrar tecnologias em microgravidade.

O vídeo do voo histórico pode ser acompanhado abaixo.

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados de nosso voo de teste mais recente, que atingiu nossos objetivos de teste de voo declarados. O voo teve um desempenho impecável e os resultados demonstram a segurança e elegância de nosso sistema de voo. A aprovação de hoje pela FAA de nossa licença de lançamento comercial completa, em conjunto com o sucesso de nosso voo de teste em 22 de maio, nos dá confiança enquanto avançamos em direção ao nosso primeiro voo de teste com tripulação completa neste verão [no hemisfério norte]”, afirmou Michael Colglazier, CEO da Virgin Galactic.

canal de ofertas

Passeio espacial

Fundada em 2004, a Virgin Galactic é uma empresa de turismo espacial responsável por desenvolver uma aeronave capaz de realizar voos suborbitais.

Ou seja, ela chega ao espaço, mas não completa uma volta completa em torno da Terra.

A espaçonave decola como um avião tradicional, conectada a uma “nave-mãe”.

Ao chegar a uma determinada altitude, a nave se solta e aciona um foguete que a leva até o espaço.

Ela tem capacidade para transportar seis passageiros (além de dois pilotos) até a uma altitude de 110 km de altitude, permitindo que os turistas experimentem a microgravidade durante alguns minutos.

Além disso, os turistas espaciais podem vislumbrar a curvatura da Terra, em contraste com a escuridão do espaço.

No retorno, a aeronave plana suavemente até chegar a uma pista de pouso.

VEJA MAIS

O voo de maio passado também marcou a inauguração do espaçoporto construído pela empresa no Novo México, nos Estados Unidos.

“Depois de tantos anos e tanto trabalho árduo, o Novo México finalmente alcançou as estrelas. O legado científico de nosso estado foi honrado por esta importante conquista, que exigiu coragem e fé e uma crença inabalável no que o Novo México pode alcançar – e de fato está destinado a alcançar. Mal posso esperar para ver o que vem a seguir. Estamos na vanguarda, na vanguarda da inovação, e pretendo fazer tudo ao meu alcance para nos manter lá, aproveitando vantagem de nosso robusto potencial econômico e científico”, afirmou Lujan Grisham, governador do Novo México.

A Virgin Galactic pretende fazer mais três voos de teste.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.