Lua é mais nova do que se esperava

Satélite natural da Terra se formou há 4,425 bilhões de anos, segundo novo estudo.

lua é mais nova do que se esperava
Fotografia da Lua. Imagem: NASA

De acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores do Centro Aeroespacial Alemão, a Lua é 85 milhões de anos mais jovem do que se pensava. Atualmente, a teoria mais aceita é que há bilhões de anos um protoplaneta do tamanho de Marte colidiu com a jovem Terra. Os escombros ejetados durante esse grande impacto acabaram por formar um novo corpo rochoso: a nossa Lua.

Inicialmente, acreditava-se que esse impacto ocorreu há 4,51 bilhões de anos. Já o novo estudo aponta que o nascimento da Lua aconteceu há 4,425 bilhões de anos.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas reconstruíram a linha de tempo de formação da Lua. Os pesquisadores não apenas descobriram que ela é mais nova, mas também que ela teve um oceano de magma maciço e ardente.

Foram usados modelos matemáticos para calcular a composição lunar ao longo do tempo, detalhando como os minerais se formaram enquanto o magma esfriava e solidificava.

“Ao comparar a composição medida das rochas da lua com a composição prevista do oceano de magma a partir do nosso modelo, conseguimos rastrear a evolução do oceano de volta ao seu ponto de partida, no momento em que a lua foi formada”, explica Sabrina Schwinger, pesquisadora do Centro Aeroespacial Alemão.

O estudo foi publicado na última sexta-feira, 10, na revista Science Advances.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.