Inspiration4: Nova série da Netflix aborda missão privada da SpaceX
Documentário apresenta a equipe e os preparativos para o lançamento da primeira tripulação totalmente civil a viajar ao espaço.
A Netflix anunciou o lançamento de uma nova série documental sobre a missão histórica Inspiration4 . Em “Inspiration4: Viagem Estelar“, é apresentada a primeira tripulação totalmente composta por civis que vai entrar em órbita em setembro de 2021, em um voo privado da SpaceX.
No trailer, é possível ver a equipe em treinamento para decolar a bordo de uma cápsula Dragon e orbitar a Terra durante três dias, a cerca de 500 km de altitude. O grupo é formado pelo bilionário que está financiando a missão Jared Isaacman, a sobrevivente de câncer infantil Hayley Arceneaux, o engenheiro de dados Chris Sembroski e a geocientista, divulgadora científica e artista Sian Proctor. Nenhum deles é astronauta profissional.
Durante a série é possível acompanhar a história de superação de Hayley, lutando contra o câncer quando tinha apenas 10 anos e que hoje trabalha como enfermeira no mesmo hospital em que ela foi tratada, o o St. Jude Children’s Research.
Já Sembroski foi selecionado por ter participado de uma campanha de arrecadação de recursos para o St. Jude. A campanha foi promovida pelo bilionário Isaacman. Ao todo, pretende-se arrecadar 200 milhões de dólares, sendo que US$ 100 milhões serão pagos pelo próprio bilionário.
“Embora eu tenha a sorte de ter passado anos na indústria aeroespacial, nunca imaginei ter a oportunidade de alcançar as estrelas, especialmente através de algo tão simples como apoiar St. Jude’s”, afirmou Sembroski.
Finalmente, Proctor ganhou o assento na missão por ter participado do concurso Shift4Shop, que pedia aos participantes que criassem um site de e-commerce usando o serviço de pagamentos fundado por Isaacman. Eles também precisavam gravar um vídeo compartilhando uma “história empreendedora e inspiradora”, além de explicar porque o negócio “deveria ser elevado para as estrelas.” Ela criou a loja “Space2Inspire“, que vende cartões postais e gravuras para encorajar o debate sobre mulheres de cor na indústria espacial.
“Sempre acreditei que estava me preparando para algo especial e esse momento chegou com o Inspiration4. Esta oportunidade é a prova de que trabalho árduo e perseverança podem render resultados de maneiras inimagináveis”, disse Proctor.
Em fevereiro passado, durante a divulgação da missão civil, Elon Musk, revelou que a considera como um “marco importante para permitir o acesso ao espaço para todos”.
VEJA MAIS
- Netflix divulga trailer da temporada final de ‘Perdidos no Espaço’
- Netflix: Filmes espaciais para ver na plataforma de streaming
Viagem Estelar
A série da Netflix é composta por cinco episódios, liberando os dois primeiros episódios no dia 6 e mais dois no dia 13 de setembro.
O lançamento da missão civil ao espaço está previsto para ocorrer no dia 15 de setembro de 2021. A Netflix pretende fazer uma transmissão ao vivo da decolagem no perfil oficial no YouTube.
Caso o cronograma seja seguido, a Netflix também pretende lançar um episódio no dia 30 de setembro, apresentando o “retorno para casa” da tripulação civil. Esta será a primeira vez que a plataforma de streaming cobre um evento quase em tempo real.
A produção é da Time Studios e a direção e produção executiva está a cargo de Jason Hehir, que ganhou um Emmy em 2020 pelo documentário “The Last Dance” (“Arremesso Final”, em português).
Além da série, a Netflix pretende lançar “StoryBots Space Adventure”, uma animação sobre o lançamento da missão Inspiration4. A ideia é apresentar para crianças como funcionam os foguetes ou como os astronautas dormem e comem no espaço.
Confira abaixo o trailer em inglês de “Inspiration4: Viagem Estelar”:
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor