‘Duna’, de Denis Villeneuve, chega ao HBO Max

Baseado na obra de Frank Herbert, filme mostra futuro distópico em que a humanidade criou um vasto império galáctico.

'Duna', de Denis Villeneuve, chega ao HBO Max
Pôster do filme “Duna”, do diretor Denis Villeneuve.

Após lançamento nos cinemas, em outubro passado, o filme “Duna” (2021), do diretor Denis Villeneuve, finalmente estreia nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2021, no streaming HBO Max. O filme é baseado em um romance de ficção científica espacial do escritor americano Frank Herbert (1920-1986), publicado originalmente no ano de 1965. O livro está na lista dos mais vendidos de todos os tempos.

🤓 VEJA MAIS

🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
🔭 Binóculo Astronômico: Veja os modelos indicados para iniciantes
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

A trama se passa em um futuro distante, quando a humanidade se espalhou pela galáxia e criou um vasto império no estilo feudal, onde casas de famílias nobres controlam diferentes planetas.

“Duna” é focado na jornada do jovem brilhante Paul Atreides (interpretado por Timothée Chalamet). A história mistura política, religião e ecologia, em um futuro distópico em que a humanidade aboliu computadores, robôs e inteligência artificial.

Muitos dos conceitos do livro Duna serviram de inspiração para produções mais modernas, como “Star Wars” e, até mesmo, “Game of Thrones”.

O longa começa quando Leto, da Casa Atreides, (Oscar Isaac) recebe uma convocação do imperador galáctico para transferir a sua família para o planeta desértico Arrakis (também chamado de “Duna”), controlado pela Casa Harkonnen.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

O planeta é a única fonte da especiaria Mélange, uma espécie de alucinógeno raro e precioso que prolonga a vida e permite que a humanidade possa viajar pela galáxia.

O narcótico é utilizado pelos navegadores das espaçonaves para potencializar os poderes da mente, para eles conseguirem traçar as rotas estelares sem o auxílio de computadores (algo que deverá ser melhor explicado apenas no segundo filme).

Além de Chalamet e Isaac, o longa conta com a presença dos atores Josh Brolin, Stellan Skarsgard, Dave Bautista, Stephen McKinley Henderson, Zendaya, Chang Chen, Sharon Duncan-Brewster, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem.

VEJA MAIS

Em 1984, uma primeira adaptação já havia sido lançada no cinema pelo diretor David Lynch. Este filme está presente nos catálogos da Netflix, Prime Video, Star+, Telecine, entre outros.

Já o longa de Villeneuve está acessível no HBO Max, disponível nos planos Mobile (R$ 19,90/mês) e Multitelas (R$ 27,90/mês). Também há planos com valores promocionais na assinatura trimestral ou anual.

“Isso é apenas o começo”

Por conta da boa recepção do público, superando as projeções de bilheteria, a sequência do filme “Duna” já recebeu sinal verde da Warner Bros e deverá chegar aos cinemas em outubro de 2023.

“O primeiro filme foi realmente uma introdução ao mundo. Um dos principais desafios foi fazer com que os fãs do livro reconhecessem o mundo, reconhecessem as ideias e a poesia, mas que as pessoas que nunca ouviram falar ou leram o livro vão entender do que se trata o filme. No segundo filme, agora que esta introdução foi feita, será muito mais lúdico e cinematograficamente divertido de fazer”, afirmou Denis Villeneuve.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.