Com nova nave, SpaceX lança 4 astronautas em direção à ISS
Após série de adiamentos, a missão Crew-3 transporta a 600ª pessoa a ir ao espaço.
A SpaceX lançou com sucesso quatro astronautas em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem da cápsula Endurance ocorreu na noite desta quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 23h03 (horário de Brasília).
Batizada de Crew-3, a missão está levando a 600ª pessoa a viajar ao espaço, o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). Ele é acompanhado dos astronautas da NASA: Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron.
A ancoragem na estação espacial está programada para ocorrer às 17h10 desta quinta-feira, 11 de novembro. Os quatro serão recebidos pelos astronautas Mark Vande Hei e pelos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, em uma cerimônia de boas-vindas planejada para às 19h20.
Os novos tripulantes deverão ficar seis meses em órbita.
“Que bela noite para um lançamento. Foi outra grande experiência ver aqueles quatro caras decolarem para o espaço em cima daquele Falcon 9, naquele Dragon”, disse o administrador associado da NASA, Bob Cabana.
“É um enorme desafio levar humanos de e para a órbita baixa da Terra com segurança, e as parcerias que temos com nossos parceiros internacionais e nossos parceiros da tripulação comercial possibilitaram essa economia espacial que temos agora. Que época ótima para fazer parte do programa espacial da América”, completou.
A Crew-3 é a terceira das seis missões do contrato que a NASA tem com a SpaceX.
No espaço, os quatro astronautas vão efetuar uma série de experimentos, entre eles, um de fisiologia alimentar, que estudará os impactos de uma dieta espacial aprimorada na saúde dos tripulantes.
Nova nave da SpaceX
Os astronautas estão voando na mais nova espaçonave construída pela SpaceX. Por tradição, foram os quatro astronautas que escolheram o nome “Endurance”.
A nave é quase idêntica às outras cápsulas da frota da SpaceX, a Endeavor e a Resilience.
Apesar de nova, ela conta com um cone de nariz reutilizado de outra nave. Além disso, a Endurance conta com novas atualizações de software para proteger a cápsula contra impactos de radiação nos sistemas de comunicação enquanto ela está ancorada na estação espacial.
A SpaceX também introduziu alterações no computador para melhorar o desempenho durante a reentrada, além de modificar procedimentos e mecanismos de acoplamento da espaçonave.
VEJA MAIS
- Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra após 3 dias em órbita
- SpaceX violou regras durante teste de voo da Starship
- Novo teste de foguete da SpaceX termina em explosão
Inicialmente, a decolagem estava prevista para ocorrer no dia 31 de outubro de 2021. Entretanto, devido atrasos no conserto do banheiro espacial da espaçonave, problemas médicos com um dos astronautas e o mau tempo, o lançamento foi adiado várias vezes.
A agência planejava lançar a missão Crew-3 antes que a Crew-2 retornasse à Terra. Porém, por conta desses atrasos, a NASA decidiu trocar a ordem de rotação da tripulação e trazer os astronautas da missão Crew-2 para casa primeiro, na última terça-feira, 9 de novembro.
Além dos 7 astronautas na ISS, também há 3 chineses no espaço – Ye Guangfu, Wang Yaping e Zhai Zhigang – a bordo da Estação Espacial Tiangong.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor