NASA define local de pouso do rover lunar VIPER

Missão vai buscar água e outros recursos para futuras missões tripuladas na Lua.

Imagem mostrando a área montanhosa a oeste da Cratera Nobile, na Lua.
Imagem mostrando a área montanhosa a oeste da Cratera Nobile, na Lua. Imagem: NASA

A NASA anunciou o local de pouso da futura missão “Polar Volatile Research Vehicle” (VIPER), que terá o objetivo de mapear e explorar a superfície da Lua em busca de água e outros recursos naturais. Com chegada prevista para o final do ano de 2023, o VIPER pousará na borda oeste da Cratera Nobile, localizada no pólo sul lunar.

binoculo 7x50 1

Nobile foi uma das quatro finalistas para a missão, dentre outras 15 regiões analisadas pela NASA. A cratera foi escolhida por apresentar um terreno acessível para rovers, além de existir uma variedade de locais próximos de interesse científico, incluindo áreas sombreadas permanentes (que nunca são iluminadas pelo Sol) e que poderiam armazenar depósitos de água congelada.

A equipe da NASA avaliou as potenciais trajetórias ​​do rover, levando em consideração os locais onde o VIPER poderia se comunicar com a Terra e usar os painéis solares para carregar e conservar o calor durante sua jornada. A expectativa é que a missão dure cerca de 100 dias.

A região de Nobile possui uma área aproximada de 93 km², sendo que o VIPER poderá percorrer entre 16 e 24 km. A NASA explica que a trajetória planejada permitirá a visita de pelo menos seis locais de interesse científico. A missão inclui ainda a coleta de amostras de pelo menos três locais de perfuração, com diferentes profundidades e temperaturas.

canal de ofertas

Com os dados do VIPER, a NASA pretende identificar onde pode haver gelo na Lua com base em terrenos semelhantes, permitindo gerar um mapa de recursos globais. Isso ajudará nas futuras missões tripuladas para estabelecer uma colônia de longo duração na superfície lunar.

“Os dados que o VIPER enviar fornecerão aos cientistas lunares de todo o mundo uma maior compreensão da origem cósmica, evolução e história de nossa Lua, e também ajudarão a documentar futuras missões de Artemis à Lua e além, permitindo-nos compreender melhor o ambiente lunar nessas áreas até então inexploradas”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciências da NASA.

VEJA MAIS

“Selecionar um local de pouso para o VIPER é uma decisão importante e estimulante para todos nós. Anos de estudo foram investidos na avaliação da região polar que o VIPER irá explorar. VIPER se aventurará em território desconhecido – guiado por pesquisas científicas anteriores – para testar hipóteses e revelar informações críticas para a futura exploração espacial humana”, completa Daniel Andrews, gerente de projeto do VIPER.

O pouso do VIPER na Lua será feito por meio do módulo de alunissagem que está sendo desenvolvido pela empresa privada Astrobotic.

Concepção artística da VIPER no solo lunar.
Concepção artística da VIPER no solo lunar. Imagem: NASA Ames/Daniel Rutter

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.