Alarme de incêndio dispara na Estação Espacial Internacional
Incidente ocorreu no segmento russo do laboratório orbital.
A Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) publicou um comunicado no qual afirma que um detector de fumaça disparou na Estação Espacial Internacional (ISS). O problema ocorreu às 23h55 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 8 de setembro.
O incidente ocorreu no segmento russo, mais precisamente no Módulo de Serviço Zvezda, durante um processo de carregamento automático de baterias da estação. Foi relatado que fumaça e cheiro de plástico queimado se espalharam até o segmento americano da ISS.
Segundo a Roscosmos, para eliminar a condição de fumaça, a tripulação ligou um sistema de limpeza da atmosfera, com o objetivo de purificar o ar a bordo. Após o procedimento, a agência russa afirma que todos os sistemas estão operando normalmente.
Apesar do problema, os russos mantiveram a programação de realizar uma caminhada espacial nesta quinta-feira, (9), com dois cosmonautas trabalhando no módulo científico Nauka. As principais tarefas da dupla consiste em conectar cabos e instalar corrimãos de acesso.
Aposentadoria da ISS
Vale lembrar que a ISS começou a ser construída em 1998. Atualmente, as agências envolvidas no projeto estão planejando a aposentadoria da estação espacial. Ao longo dos últimos anos, uma série de falhas tem ocorrido, como vazamentos de ar, motores com falhas de ignição e rachaduras na fuselagem.
Em julho, por exemplo, um defeito fez com que os propulsores do módulo Nauka disparassem sem aviso, desestabilizando a ISS.
Recentemente, o oficial russo Vladimir Solovyov anunciou que a ISS poderia sofrer falhas irreparáveis, devido a equipamentos e hardwares desatualizados. Ele também ressaltou que pequenas rachaduras descobertas no módulo Zarya poderiam piorar com o tempo.
VEJA MAIS
- ISS ao vivo: canais para ver imagens da estação espacial
- Empresa arrecada US$ 1,4 bilhão para construir nave espacial
- Astronauta testa tecnologia que permite mover objetos com o som
A Roscosmos afirma que a ISS não será mais capaz de operar além do ano de 2030, por conta da fadiga estrutural. A Rússia tem planos de construir a sua própria estação espacial até o final desta década.
Atualmente há sete astronautas a bordo da ISS, sendo os russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov; os americanos Mark Vande Hei, Megan McArthur e Shane Kimbrough; o francês Thomas Pesquet; e o japonês Akihiko Hoshide.
Além dos astronautas na ISS, há mais três chineses em órbita, Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo, a bordo da Estação Espacial Chinesa Tiangong.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários