Desligamento de motor causou explosão de foguete da Firefly
Esta seria a primeira tentativa da empresa de fazer um voo orbital.
A Firefly afirmou que a falha do foguete Alpha, que terminou com uma grande explosão na última quinta-feira, 2 de setembro, foi provocada pelo desligamento prematuro de um dos quatro motores. Segundo a empresa, após 15 segundos do lançamento, as válvulas principais do motor 2 simplesmente fecharam, desligando o motor. Com isso, o foguete continuou a subir utilizando apenas os três motores restantes, mas com um empuxo reduzido.
Isso explica o fato de o foguete não ter alcançado a velocidade supersônica após 2 minutos e 20 segundos da decolagem. Essa velocidade deveria ter sido atingida cerca de 40 segundos após o lançamento.
Em um vídeo divulgado pela empresa, é possível perceber que um dos motores desliga durante a subida do foguete.
Mesmo com a falha, o foguete manteve o controle durante 165 segundos. Porém, como o Alpha não atingiu o empuxo e velocidade corretas, o sistema não conseguiu manter a trajetória estável. O foguete acabou saindo de controle cerca de 10 segundos antes da explosão.
A empresa afirma que iniciou uma investigação completa para descobrir o que fez o motor 2 desligar mais cedo do que o previsto. Esta seria a primeira tentativa da Firefly de lançar um foguete orbital. No comunicado, a empresa ressalta que tratava-se de um voo de teste.
“Adquirimos uma grande quantidade de dados de voo que aumentarão muito a probabilidade de Alpha alcançar a órbita durante seu segundo voo. Em suma, tivemos um primeiro voo de muito sucesso”, afirmou a Firefly no Twitter.
A Firefly pretende entrar no concorrido mercado de lançamento de pequenos satélites. A empresa prometeu realizar o segundo voo do foguete Alpha o mais rápido possível.
VEJA MAIS
- Defeito de fabricação faz Virgin Galactic adiar próximo voo comercial
- Concurso tem como prêmio ingressos para um passeio estratosférico
- Sonda chinesa completa 1000 dias em operação na Lua
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários