Como observar o cometa Neowise?

Viajante espacial se aproxima da Terra e passa a ser visível no Brasil a olho nu.

como observar o cometa neowise
Cometa Neowise fotografado pela sonda Parker Solar Probe, da NASA. Imagem: NASA/Johns Hopkins APL/Naval Research Lab/Parker Solar Probe/Brendan Gallagher

Descoberto em 27 de março deste ano, o cometa C/2020 F3 Neowise está fazendo um tour pelo Sistema Solar interno. Em 3 de julho, o astro fez sua máxima aproximação do Sol (chegando a 43 milhões de km da estrela) e agora está se aproximando da Terra, chegando a 103 milhões de km do nosso planeta, no próximo dia 23 de julho.

Observadores do hemisfério norte já conseguiram fazer belíssimas fotos do viajante espacial. Agora, chegou a vez do hemisfério sul observar o Neowise.

Infelizmente, a última magnitude registrada do cometa é de +3,4, o que significa que é mais difícil observá-lo em grandes cidades, por causa da iluminação urbana. As chances aumentam se o observador estiver em cidades pequenas e, melhor ainda, em áreas rurais.

Quem mora nas regiões norte e nordeste já podem observar a olho nu o Neowise logo após o entardecer. A partir de quarta-feira, 22, objeto é visível nas regiões centro-oeste e sudeste. No sul, apenas a partir de sexta-feira, 24.

A magnitude estimada do cometa para a noite desta terça-feira, 21, é de +3,5 e até o fim de semana ela deve alcançar +4,0. Isso significa que a cada dia que passa o seu brilho se torna cada vez mais fraco.

Em 27 de julho ele deve alcançar a magnitude de +4,5. Em 31 de julho o Neowise vai estar cerca de um grau a leste da estrela gamma Comae Berenices e seu brilho deve baixar para a 5ª magnitude.

A partir de 6 de agosto o cometa atinge a 6ª magnitude, deixando aos poucos de ser visível a olho nu.

Atualmente, o cometa C/2020 F3 Neowise está localizado na constelação Ursa Maior (Ursa Major), a meio caminho da constelação de Leão Menor (Leo Minor). Logo após o pôr do sol, olhe na direção noroeste, um pouco à direita de onde o Sol se põe.

VEJA MAIS

O astro estará muito próximo do horizonte, portanto, procure locais onde não haja prédios, montanhas ou outros objetos nesta região. Você precisa ser rápido, pois o cometa será visível apenas por alguns minutos.

No céu, ele aparece como uma estrela difusa com uma pequena cauda. Assim que localizá-lo no céu, um binóculo ou luneta pode ajudar a ver o cometa com maiores detalhes.

Atenção: muito cuidado ao olhar na direção do Sol, para não provocar danos à sua visão. Nunca olhe diretamente ou aponte instrumentos para áreas do céu próxima do Sol, pois pode provocar dano permanente à visão, inclusive cegueira permanente.

Confira o mapa da localização do cometa C/2020 F3 Neowise na latitude da cidade de São Paulo, para a noite de quarta-feira. Dependendo da sua localização, a posição do astro pode variar ligeiramente.

mapa cometa C 2020 F3 neowise
Seta aponta a localização do cometa C/2020 F3 Neowise, na constelação de Usar Maior. Imagem: Stellarium Web.

Com informações de REA-Brasil.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.