Como observar a passagem de um cometa no céu?

Confira as principais dicas de como localizar e observar um cometa no céu noturno.

como observar a passagem de um cometa
Imagem: Alex Andrews/Pexels

A observação de cometas no céu pode ser uma atividade emocionante. Os cometas são corpos celestes que orbitam o Sol e exibem uma longa cauda brilhante quando se aproximam do interior do Sistema Solar.

banner iphone 16

A estrutura básica de um cometa é formada por um núcleo, que é composto principalmente de gelo e poeira. Quando um cometa se aproxima do Sol, o calor faz derreter parte do gelo e isso cria uma nuvem de poeira e gás conhecida como coma. A coma é a região brilhante que se vê ao redor do núcleo do cometa.

Além disso, a força do vento solar empurra a poeira e o gás para longe do núcleo, criando as longas caudas dos cometas. É por isso que suas caudas são sempre voltadas na direção oposta ao do Sol.

As suas órbitas são geralmente elípticas e levam muitos anos para completar uma volta ao redor do Sol. Para observar cometas no céu é recomendável consultar notícias ou calendários astronômicos para saber quando ocorrerá a passagem deles perto da Terra ou estarão visíveis no céu noturno.

banner echo show 5

Na prática, encontrar um cometa no céu pode ser uma tarefa desafiante para iniciantes na observação do céu, mas, por outro lado, também muito gratificante. Confira as principais dicas:

  • Procure locais longe das grandes cidades: Os cometas podem ser difíceis de observar em áreas urbanas devido à grande quantidade de iluminação artificial proveniente de postes e outras fontes de luz, o que acaba ofuscando a vista de objetos do céu. Por isso, procure cidades do interior, sítios ou acampamentos para conseguir observar o cometa.
  • Escolha lugares abertos: Normalmente, os cometas são vistos próximos ao horizonte, o que requer que o observador esteja em um local que não tenha a vista obstruída por árvores ou prédios.

VEJA MAIS

  • Encontre o cometa no céu: Verifique os dias, horários e constelação que o cometa será visível. Em seguida, use mapas celestes ou aplicativos para encontrar a constelação no céu e facilitar a localização do cometa.
  • Use binóculos: Alguns cometas podem ser vistos a olho nu, porém, para ver os astros com mais detalhes, é recomendado usar instrumentos de observação, como um bom par de binóculos – com pelo menos 10x de ampliação e 30 mm de abertura.
  • Acompanhe o cometa: Os cometas são corpos celestes instáveis, e sua aparência pode mudar rapidamente. À medida que se aproximam do Sol, eles podem ficar mais brilhantes e suas caudas podem se tornar mais longas. Portanto, é importante observá-los com frequência para ver as mudanças dia após dia.

Com um pouco de paciência, boa sorte e as dicas acima, você pode ser recompensado com uma visão espetacular destes corpos celestes fascinantes.

📱 >>> Veja celulares em oferta na Amazon, acessando aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.