Cometa recém-descoberto se aproxima da Terra

C/2020 F8 (SWAN) é visível nos próximos dias na constelação de Peixes.

cometa recém descoberto se aproxima da terra
Fotografia tirada em 2 de maio do cometa C/2020 F8 (SWAN). Imagem: Damian Peach

Na próxima terça-feira, 12, o cometa C/2020 F8 (SWAN) se aproxima da Terra, passando a 83 milhões de quilômetros do nosso planeta. Estima-se que o brilho dele pode chegar à 4ª magnitude, o que permite que ele seja observado a olho nu. Entretanto, é recomendado o uso de binóculos.

O visitante espacial foi descoberto em 25 de março, pelo astrônomo amador australiano Michael Mattiazzo, ao analisar imagens do instrumento Solar Wind Anisotropies (SWAN), a bordo da sonda espacial Solar and Heliospheric Observatory (SOHO).

Em 5 de maio, o cometa conseguiu atingir a magnitude de 5,2 e apresentando uma bela cauda, para o deleite dos astrofotógrafos.

Entre os dias 9 e 14 de maio o cometa é visível na constelação de Peixes, antes do nascer do sol, aparecendo como uma manchinha esbranquiçada. A altura do cometa acima do horizonte variará dependendo da latitude do observador.

Para encontrá-lo no céu é preciso estar em um local bem escuro, longe da iluminação das grandes cidades, e ter o horizonte leste completamente livre de obstáculos.

Após o dia 14, o C/2020 F8 não será mais visível no hemisfério Sul.

Ele deverá alcançar o periélio em 27 de maio, atingindo uma distância de 64,3 milhões de km do Sol.

cometa swan maio 2020
Localização do C/2020 F8 (SWAN) na constelação de Peixe, na madrugada deste domingo (10), visto da latitude de São Paulo/SP. Imagem: The Sky Live

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.