Calendário astronômico: Os eventos do céu de março de 2024

Março terá passagem de cometa próximo da Terra, conjunções planetárias, além de um eclipse penumbral.

Calendário astronômico: Os eventos do céu de março de 2024
Imagem: Freepik/Reprodução

Ao longo da história, vários acontecimentos astronômicos notáveis ocorreram no mês de março. Em 1781, por exemplo, o astrônomo alemão William Herschel descobriu – no dia 13 de março – o planeta Urano, o primeiro localizado com a ajuda de um telescópio. Curiosamente, os anéis do mesmo planeta também foram descobertos no mês de março, em 1977.

Há 250 anos, nascia o astrônomo alemão Franz von Paula Gruithuisen, em 19 de março de 1774. Ele foi o primeiro a propor que as crateras lunares são produzidas a partir da queda de meteoritos.

Em março de 1989, uma tempestade solar atingiu a Terra causando um grande apagão na província de Quebec, no Canadá.

Já em 4 de março de 1986, a sonda soviética Vega 1 enviava as suas primeiras imagens do cometa Halley. O astro foi sobrevoado pela também soviética Vega 2, em 9 de março, além da sonda europeia Giotto, em 14 de março.

Tem ainda a inauguração do Planetário de Brasília, em 15 de março de 1974 – há exatos 50 anos.

Para 2024, o mês de março terá a passagem de um cometa próximo da Terra, algumas conjunções planetárias, além de um eclipse lunar quase invisível. Por outro lado, infelizmente, não há nenhuma chuva de meteoros em atividade. Confira os principais eventos do céu deste mês:

Feriados no Brasil em março de 2024

• 29 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 31 de março (domingo): Páscoa

Fases da Lua e eclipse

• Lua em Quarto Minguante: 3 de março
  • Lua Nova: 10 de março
  • Lua em Quarto Crescente: 17 de março
  • Lua Cheia: 25 de março

A Lua atinge o perigeu (o ponto mais próximo) no dia 10 de março e o apogeu (o ponto mais distante da Terra) no dia 23 de março. Uma curiosidade: a Lua atinge o perigeu no mesmo dia da Lua Nova, com cerca de duas horas de diferença.

Na madrugada do dia 25 de março, ocorre um Eclipse Penumbral da Lua. Entretanto, esse tipo de eclipse é muito difícil de ser observado a olho nu, necessitando o uso de instrumentos. A Lua entrará no cone de sombra da Terra às 01h53 (horário de Brasília) e sairá durante o ocaso da Lua, por volta das 06h32.

Conjunções

No amanhecer do dia 8 de março, os observadores poderão apreciar uma conjunção entre a Lua, Vênus e Marte, como na ilustração a seguir:

Vista do horizonte Leste na manhã do dia 8 de março. Imagem: Stellarium

Já entre os dias 21 a 23 de março, ocorre um encontro no céu entre Vênus e Saturno, também ao amanhecer. Os planetas chegam a apenas 0,3º um do outro.

Vista do horizonte Leste na manhã do dia 21 de março. Imagem: Stellarium

Cometa

No dia 14 de março, o cometa C/2021 S3 (Pan-STARRS) passa mais próximo da Terra. Ele deve chegar a cerca de 194,5 milhões de quilômetros do nosso planeta. Nesse momento, o cometa é observado durante a madrugada próximo do limite das constelações de Serpente (Ophiuchus) e Águia (Aquila).

O cometa estará com magnitude 7, o que significa que são necessários instrumentos, como binóculos e telescópios, para observá-lo.

A partir daí, o C/2021 S3 começa a entrar em Águia até 25 de março, com seu brilho começando a cair.

O que observar com um binóculos?

M44
O aglomerado M44. Imagem: Vito Technology, Inc.

O aglomerado aberto Messier 44, também conhecido como Colméia ou Manedoura, é um dos aglomerados estelares abertos mais próximos da Terra, situado na constelação de Câncer — visível no céu de março.

Este aglomerado é facilmente observado por meio de binóculos astronômicos em condições de céu claro e pouco poluído. Estima-se que ele contenha cerca de 1.000 estrelas, embora apenas as mais brilhantes sejam visíveis em instrumentos.

A idade de M44 é estimada em cerca de 600 milhões de anos, o que o torna relativamente jovem em termos astronômicos, e está localizado a aproximadamente 577 anos-luz de distância da Terra.

O que observar com um telescópio?

NGC-3918
A nebulosa NGC-3918 captada pelo Hubble. Imagem: NASA/ESA

A Nebulosa Planetária NGC 3918, localizada na constelação de Centauro, é um dos exemplos mais brilhantes e coloridos de nebulosa planetária no céu do sul.

Este objeto celeste é notável devido à sua distinta forma e coloração, sendo resultado do estágio final da evolução de uma estrela semelhante ao Sol. Quando tais estrelas esgotam o combustível nuclear em seus núcleos, elas expulsam suas camadas exteriores, deixando para trás um núcleo quente que irradia energia suficiente para ionizar o gás expelido, criando o espetacular espetáculo de luz e cor que associamos a nebulosas planetárias.

NGC 3918 está situada a uma distância de aproximadamente 4.900 anos-luz da Terra.

***