Com nova nave, SpaceX lança 4 astronautas em direção à ISS

Após série de adiamentos, a missão Crew-3 transporta a 600ª pessoa a ir ao espaço.

O astronauta da ESA, Matthias Maurer; o piloto da NASA, Tom Marshburn; o comandante, Raja Chari; e a especialista em missões, Kayla Barron, durante um ensaio de lançamento em outubro.
O astronauta da ESA, Matthias Maurer; o piloto da NASA, Tom Marshburn; o comandante, Raja Chari; e a especialista em missões, Kayla Barron, durante um ensaio de lançamento em outubro. Crédito: SpaceX.

A SpaceX lançou com sucesso quatro astronautas em direção à Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem da cápsula Endurance ocorreu na noite desta quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 23h03 (horário de Brasília).

banner iphone 16

Batizada de Crew-3, a missão está levando a 600ª pessoa a viajar ao espaço, o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). Ele é acompanhado dos astronautas da NASA: Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron.

A ancoragem na estação espacial está programada para ocorrer às 17h10 desta quinta-feira, 11 de novembro. Os quatro serão recebidos pelos astronautas Mark Vande Hei e pelos cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, em uma cerimônia de boas-vindas planejada para às 19h20.

Os novos tripulantes deverão ficar seis meses em órbita.

“Que bela noite para um lançamento. Foi outra grande experiência ver aqueles quatro caras decolarem para o espaço em cima daquele Falcon 9, naquele Dragon”, disse o administrador associado da NASA, Bob Cabana.

“É um enorme desafio levar humanos de e para a órbita baixa da Terra com segurança, e as parcerias que temos com nossos parceiros internacionais e nossos parceiros da tripulação comercial possibilitaram essa economia espacial que temos agora. Que época ótima para fazer parte do programa espacial da América”, completou.

A Crew-3 é a terceira das seis missões do contrato que a NASA tem com a SpaceX.

No espaço, os quatro astronautas vão efetuar uma série de experimentos, entre eles, um de fisiologia alimentar, que estudará os impactos de uma dieta espacial aprimorada na saúde dos tripulantes.

banner echo show 5

Nova nave da SpaceX

Os astronautas estão voando na mais nova espaçonave construída pela SpaceX. Por tradição, foram os quatro astronautas que escolheram o nome “Endurance”.

A nave é quase idêntica às outras cápsulas da frota da SpaceX, a Endeavor e a Resilience.

Apesar de nova, ela conta com um cone de nariz reutilizado de outra nave. Além disso, a Endurance conta com novas atualizações de software para proteger a cápsula contra impactos de radiação nos sistemas de comunicação enquanto ela está ancorada na estação espacial.

A SpaceX também introduziu alterações no computador para melhorar o desempenho durante a reentrada, além de modificar procedimentos e mecanismos de acoplamento da espaçonave.

VEJA MAIS

Inicialmente, a decolagem estava prevista para ocorrer no dia 31 de outubro de 2021. Entretanto, devido atrasos no conserto do banheiro espacial da espaçonave, problemas médicos com um dos astronautas e o mau tempo, o lançamento foi adiado várias vezes.

A agência planejava lançar a missão Crew-3 antes que a Crew-2 retornasse à Terra. Porém, por conta desses atrasos, a NASA decidiu trocar a ordem de rotação da tripulação e trazer os astronautas da missão Crew-2 para casa primeiro, na última terça-feira, 9 de novembro.

Além dos 7 astronautas na ISS, também há 3 chineses no espaço – Ye Guangfu, Wang Yaping e Zhai Zhigang – a bordo da Estação Espacial Tiangong.

📱 >>> Veja celulares em oferta na Amazon, acessando aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.