Grande meteoro é avistado cruzando os céus da Europa
Testemunhas relataram um forte clarão seguido de um barulho de explosão.
Na noite deste domingo, 5 de setembro, moradores do Reino Unido e da França avistaram um grande meteoro (também chamado de “Fireball”) iluminando o céu noturno. O fenômeno foi registrado por várias testemunhas dos dois países, com os vídeos sendo compartilhados nas redes sociais.
Segundo o britânico Jim Rowe, da entidade UK Fireball Alliance, a bola de fogo no céu foi provocada por um pedaço de asteroide ou de um cometa que entrou na atmosfera em uma velocidade alta e um ângulo bastante agudo.
Ao que parece, o meteoro entrou na atmosfera sobre o céu do sul do Reino Unido e seguiu na direção do noroeste da França. O fenômeno ocorreu às 22:45 (horário local) e às 18h45 (horário de Brasília).
As testemunhas relataram um forte clarão seguido de um barulho de explosão. Um usuário no Twitter chegou a relatar um terremoto, mas ainda não há informações se meteoritos foram encontrados.
Em um dos vídeos divulgados na internet é possível ver a bola de fogo surgindo brevemente sobre o Porto de Southampton, localizado no sul da Inglaterra.
Já na França, vários vídeos mostram que a passagem repentina do meteoro chegou a transformar a noite em dia durante alguns segundos.
Todos os dias, a Terra é bombardeada por toneladas de meteoros. A maioria se desintegra na atmosfera, mas alguns conseguem chegar ao solo. Assim como na Europa, o Brasil também conta com uma rede de câmeras apontadas pelo céu, por meio da iniciativa do Bramon Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). O grupo monitora a passagem de meteoros, como o avistado recentemente na Bahia, ou a queda de meteoritos, que chegou a atingir uma casa em Pernambuco.
VEJA MAIS
- Tunguska, o dia que um meteoro explodiu no céu
- Aprenda agora como observar meteoros
- Meteorito quase acerta cabeça de mulher enquanto ela dormia
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor