NASA transforma imagem de galáxias em música

Som é arrepiante. Confira o resultado!

NASA transforma imagem de galáxias em música

Sem a presença de moléculas de ar, não é possível escutar absolutamente nada no espaço. Entretanto, a NASA conseguiu criar música a partir de uma imagem fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble.

binoculo 7x50 1

A foto em questão é de um aglomerado massivo de galáxias, chamado pelo nome impessoal RXC J0142.9 + 4438, localizado a 4 bilhões de anos-luz de distância, na direção da constelação de Andrômeda.

Os astrônomos chamam a imagem como Baú do Tesouro Galáctico, devido ao número de galáxias espalhadas por ela. A partir de uma foto de agosto de 2018, a NASA criou uma composição musical incrivelmente arrepiante.

Cada local e elemento da fotografia produz sons diferentes. O tempo flui da esquerda para a direita e a frequência do som muda de baixo para cima, variando entre 30 a 1.000 hertz.

canal de ofertas

Os objetos na parte inferior da imagem produzem as notas mais baixas. Já os astros na parte superior produzem as notas mais altas. As galáxias em espiral emitem as notas mais complexas e longas, enquanto as estrelas e galáxias compactas são convertidos em sons curtos e claros.

Confira, abaixo, a sinfonia cósmica criada pela NASA.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.