China dá sinal verde para missão marciana
Será a primeira vez que chineses enviam um rover para a superfície do planeta vermelho.
A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) acaba de confirmar que pretende lançar em julho um rover robótico controlado remotamente para explorar a superfície de Marte. O veículo recebeu o nome de Tianwen-1, que significa “Perguntas para o Céu”. O nome foi retirado de um poema de Qu Yuan, um poeta chinês nascido no século IV a.C.
Durante a missão, os chineses pretendem colocar uma sonda orbital ao redor de Marte e pousar um rover na superfície do planeta vermelho, o primeiro enviado pela China.
A sonda deve chegar a Marte por volta de fevereiro de 2021. Entretanto, a tentativa de pouso do rover pode ocorrer apenas dois meses depois, para que os controladores da missão possam mapear o local de pouso.
A China não é a única a lançar sondas para Marte em julho deste ano. Os Estados Unidos planejam enviar o rover Perseverance, e os Emirados Árabes Unidos o orbitador Hope Mars.
A escolha deste mês em especial para os lançamentos tem como objetivo aproveitar a aproximação da Terra e de Marte, em suas órbitas ao redor do Sol.
A Agência Espacial Europeia (ESA) também pretendia lançar neste ano o seu próprio rover, o ExoMars 2020, mas ele foi adiado para 2022, para que os engenheiros tenham mais tempo para testar alguns de seus componentes, principalmente o sistema de pouso.
Além do lançamento do Tianwen-1, a China planeja uma missão de retorno de amostras de Marte, enviar um orbitador para Júpiter e uma missão para o espaço interestelar.
Em relação às missões tripuladas, a CNSA pretende montar na órbita da Terra a sua nova estação espacial de pesquisa. Recentemente, o país também realizou testes com a sua nova espaçonave tripulada, que poderá ser usada em futuras missões chinesas na superfície da Lua.
VEJA MAIS
- China lança com sucesso o seu mais novo foguete
- China lança último satélite da constelação Beidou
- China lança satélite para procurar matéria escura
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor