Brasileiros chegam ao Top 5 da maratona Behind the Code 2020

Na grande final, participantes da competição precisavam desenvolver uma aplicação que identificasse corpos celestes no espaço.

Notebook mostrando na tela linhas de códigos de programação.
Notebook mostrando na tela linhas de códigos de programação. Crédito da imagem: Emile Perron/Unsplash

Neste último fim de semana, a IBM anunciou que três brasileiros ficaram entre os cinco vencedores na América Latina da maratona Behind the Code 2020. Na grande final, os participantes precisavam escolher um aplicativo de exploração espacial, independentemente da linguagem de programação escolhida, ou criar sua própria aplicação. O desafio foi proposto pela empresa Red Hat.

O problema era dividido em três partes, conforme a seguir:

  • criar um modelo de Machine Learning para identificar os objetos que estão no espaço, identificando-os como um planeta ou outro corpo celeste.
  • corrigir erros e linhas faltantes no aplicativo de exploração espacial.
  • implementar um aplicativo utilizando ferramentas como o  DevOps, Containers e Red Hat OpenShift.

Os participantes Cesar David Mora Lovera (1º lugar – México), Leo Alberto Wong Law (2º lugar – Peru), Fabiano Alencar (3º lugar – Paraíba, Brasil), Igor de Moura Ventorim (4º lugar – Espírito Santo, Brasil) e Bruno Campos Santos (5º lugar – São Paulo, Brasil) não apenas resolveram o desafio em menor tempo, mas também com maior precisão.

Os cinco finalistas receberam o título de Top Master Developers da América Latina.

Os cinco finalistas da América Latina do Behind the Code 2020.
Os cinco finalistas da América Latina do Behind the Code 2020. Crédito da imagem: Reprodução

Maratona de programação

Nos últimos cinco meses, mais de 70.000 desenvolvedores da América Latina participaram da competição, escrevendo mais de 200 mil linhas de código de programação.

Na primeira fase, 8 desafios foram propostos por empresas parceiras. Cada um deles acumulava pontos para aqueles que resolvessem os problemas mais rapidamente e com melhor precisão.

Ao todo, 100 participantes da América Latina foram para a grande final neste último sábado, 5, sendo que metade deles eram brasileiros.

VEJA MAIS

Como prêmio, os cinco vencedores participarão de uma experiência de imersão no IBM Alpha Zone em Tel Aviv, Israel, no próximo ano.

A iniciativa é da IBM. O objetivo da maratona Behind the Code é empoderar habilidades de desenvolvimento em estudantes e entusiastas de tecnologia, utilizando recursos como Machine Learning, Inteligência Artificial, IoT e Cloud para resolver problemas reais do cotidiano.

Mais detalhes sobre a maratona podem ser acessados na página oficial da Behind the Code 2020.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.