Brasil recebeu com entusiasmo convite para os ‘Acordos de Artemis’

Agência Espacial Brasileira espera que acordo bilateral com os EUA seja assinado ainda em 2020.

Brasil recebeu com entusiasmo convite para os ‘Acordos de Artemis’
Concepção artística de um astronauta na superfície da Lua, durante o programa Artemis. Crédito da imagem: NASA

Procurada pelo Futuro Astrônomo, a Agência Espacial Brasileira (AEB) afirmou em nota que recebeu com “entusiasmo e satisfação” o convite do governo dos Estados Unidos para que o Brasil assine os “Acordos de Artemis”.

binoculo 7x50 1

De acordo com a AEB, desde outubro de 2019, o Brasil já vinha realizando reuniões com a NASA, buscando identificar formas para que o país possa contribuir em missões espaciais, como é o caso do programa Artemis, que pretende retomar os voos tripulados para a Lua e, futuramente, Marte.

O Brasil já conta com várias capacitações tecnológicas no setor espacial. Centros de pesquisa, indústrias e universidades possuem soluções, inclusive, já qualificadas em voo, como, por exemplo, o desenvolvimento de painéis solares e câmeras óticas.

O país também possui polos tecnológicos em áreas do conhecimento essenciais à produção de novos recursos espaciais, como os pretendidos no programa Artemis.

É válido ressaltar que o Brasil já possui parceria com a NASA para o desenvolvimento do satélite Short-term Prediction Research and Transition Center (SPoRT), que terá a missão de estudar a ionosfera terrestre e o clima espacial.

canal de ofertas

Acordos de Artemis

Após o convite do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert C. O’Brien, durante visita ao Brasil na última semana, a AEB ainda aguarda que o governo norte-americano encaminhe para o Itamaraty uma proposta do acordo, nos moldes do texto do “Acordos de Artemis” divulgado pela NASA durante o 71º Congresso Internacional de Astronáutica, neste mês de outubro.

A Agência Espacial Brasileira diz que está em contato com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério de Relações Exteriores, acompanhando as tratativas sobre o assunto e trabalhando para que o Brasil seja o próximo país a aderir ao acordo.

A AEB espera que o acordo seja assinado ainda em 2020.

VEJA MAIS

Atualmente, sete países, além dos EUA, já assinaram o “Acordos de Artemis”. São eles: Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxemburgo, Emirados Árabes e Reino Unido.

O acordo é uma espécie de “tratado espacial”, que busca promover parcerias entre países na exploração espacial e atividades comerciais em futuras missões tripuladas no espaço profundo.

O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser convidado para assinar o acordo bilateral.

“O convite é um reconhecimento de que o povo brasileiro pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico em prol da humanidade, a partir do Espaço”, afirmou a AEB em nota.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.