Astrônomos captam a primeira imagem de um sistema multiplanetário

Estrela parecida com o Sol é acompanhada de dois exoplanetas gigantes.

astrônomos captam a primeira imagem de um sistema multiplanetário
Primeira imagem direta de um sistema multiplanetário em torno de uma estrela semelhante ao Sol. Imagem: ESO/Bohn et al.

Pesquisadores utilizando o Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), conseguiram fazer a primeira imagem direta de uma estrela acompanhada de dois exoplanetas. O feito é algo digno de nota, pois, imagens de sistemas com vários exoplanetas são extremamente raras. Além disso, esta é a primeira vez que é observado diretamente mais de um planeta ao redor de uma estrela semelhante ao Sol.

🤓 VEJA MAIS

🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
🔭 Binóculo Astronômico: Veja os modelos indicados para iniciantes
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Na imagem, é possível observar dois pontos brilhantes distantes da estrela hospedeira, localizada no canto superior esquerdo da foto.

O sistema estelar em questão está situado a 300 anos-luz de distância, na direção da constelação de Mosca (Musca), se formou há apenas 17 milhões de anos e é conhecido como TYC 8998-760-1.

Os planetas captados são gigantes gasosos que orbitam muito longe da estrela, a uma distância entre 160 e 320 vezes a distância entre a Terra e o Sol. Novas observações podem revelar se os planetas se formaram na posição atual ou se eles migraram de outros locais.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Os pesquisadores também descobriram que os exoplanetas são mais pesados que os do nosso Sistema Solar. O planeta interior tem 14 vezes a massa de Júpiter e o exterior seis vezes.

A pesquisa foi publicada no The Astrophysical Journal Letters. O estudo pode ajudar os cientistas a entender a formação e evolução de sistemas multiplanetários parecidos com o nosso.

exoplanetas tyc 8998 760 1
Setas indicam os dois exoplanetas gigantes do sistema TYC 8998-760-1. Imagem: ESO/Bohn et al.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.