Astrônomo recebe Prêmio Kavli 2020
Britânico foi homenageado por suas pesquisas em buracos negros supermassivos e sua influência no espaço circundante.
Nesta quarta-feira, 27, a Academia Norueguesa de Ciências e Letras, o Ministério Norueguês de Educação e Pesquisa e a Fundação Kavli divulgaram os cientistas que receberam o Prêmio Kavli 2020. Na categoria “astrofísica”, o homenageado foi o astrônomo britânico Andrew Fabian, por suas contribuições à astrofísica observacional e teórica.
Ele é formado em física pelo King’s College London e recebeu um PhD da University College London em 1972 por suas medições da radiação difusa de fora de nossa galáxia, a Via Láctea.
Andrew é considerado um dos principais astrônomos de raios X do mundo. Sua pesquisa envolve várias áreas da astrofísica de alta energia, estudando, principalmente, buracos negros supermassivos e sua influência em galáxias vizinhas em grande e pequena escala.
Ele forneceu evidências de que buracos negros supermassivos no coração das galáxias são os motores que direcionam o fluxo de gás quente para fora da galáxia, redistribuindo energia através do Universo e fornecendo os elementos básicos para a formação futura de galáxias.
Seus estudos envolvem a análise de dados de detectores que ele mesmo projetou, em telescópios no espaço e em terra.
Ele já recebeu o Prêmio Bruno Rossi da American Astronomical Society, em 2001, por descobrir que a gravidade dos buracos negros pode ampliar as linhas de ferro vistas em espectros de raios X de núcleos galácticos ativos.
Atualmente, ele trabalha no Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge e também faz parte da equipe da missão Athena, um telescópio espacial europeu de raios X, que tem previsão de ser lançado em 2030.
O Prêmio Kavli foi criado em 2005 e tem a finalidade de reconhecer pesquisas científicas excelentes, homenagear cientistas altamente criativos, aumentar a compreensão pública dos cientistas e de seus trabalhos e promover a cooperação internacional entre os cientistas.
VEJA MAIS
- ELT: ESO lança novo site sobre o ambicioso megaobservatório
- Astrônomos captam a primeira imagem de um sistema multiplanetário
- Estrela gigante desaparece sem deixar pistas
Normalmente, a cerimônia de premiação ocorre em Oslo, na Noruega, em um evento presidido pelo Rei Harald, seguido de um banquete na Prefeitura de Oslo, local do Prêmio Nobel da Paz.
Porém, devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia deste ano foi adiada e será realizada juntamente com o evento de premiação de 2022.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor