As melhores lunetas para iniciantes na astronomia

Instrumento astronômico é indicado para quem quer começar a observar o céu noturno.

As melhores lunetas para iniciantes na astronomia

Se você está iniciando na astronomia observacional ou está buscando um presente perfeito para dar a alguém, as lunetas astronômicas são boas opções.

A característica mais importante na escolha de uma luneta (também chamada de telescópio refrator) é a abertura. De forma geral, é recomendado escolher aqueles que têm pelo menos 50 mm de abertura.

É válido destacar que ao comprar instrumentos amadores você ainda verá os planetas do Sistema Solar como pequenas bolinhas sem muita definição. Aquelas imagens vistosas e de alta resolução que vemos na internet dos planetas e de outros objetos celestes são captadas com grandes observatórios, telescópios colocados no espaço ou por meio de sondas espaciais.

Ou seja, você não conseguirá o mesmo resultado com lunetas. É claro, quanto maior a abertura, mais impressionantes os objetos serão visíveis. De forma geral, a maior parte das lunetas comercializadas no Brasil são mais indicadas para observação da Lua e objetos brilhantes no céu.

É claro, isso não significa que você tenha que comprar o modelo mais caro que encontrar. Quanto maior a abertura, maior também será o peso do telescópio, o que pode dificultar a utilização pelos usuários mais jovens.

Já a ampliação dependerá da ocular que será utilizada na luneta. Quanto maior a ampliação, os objetos “borrados” se tornam mais nítidos. Porém, grandes ampliações também nem sempre é o ideal, principalmente para quem está começando na observação do céu. Uma maior ampliação significa que a área de observação no céu diminui, o que pode dar um pouco de trabalho para os astrônomos de primeira viagem conseguirem mirar em algum objeto específico.

Veja esses instrumentos como os seus primeiros passos na astronomia, preparando você para utilizar telescópios mais potentes, porém, mais complexos de utilizar.

Feitas essas principais considerações, aqui estão três exemplos de modelos disponíveis no Brasil.

Luneta de 60 mm, da Greika

Luneta de 60 mm, da Greika

A luneta de 60 mm, da marca Greika é uma boa opção de baixo custo para quem está iniciando a observação do céu. Com este instrumento, o observador já pode observar objetos celestes com magnitude de até 10.

O telescópio permite ver mais detalhes dos mares e crateras da Lua, perceber as fases de Vênus ou ver os quatro maiores satélites de Júpiter. Dependendo das condições climáticas e do nível de poluição luminosa do local, também é possível ver Titã, a maior lua de Saturno.

A montagem da luneta azimultal é simples, sendo um instrumento leve e fácil de ser transportado. Ele vem com quatro oculares e duas lentes Barlow (2x e 3x).

Compre na Amazon, clicando aqui!

*

Luneta de 70 mm, da Greika

Luneta de 70 mm, da Greika

Com uma abertura maior, de 70 mm, o observador já consegue ver estrelas de magnitude 11.

Com esse instrumento da Greika, já é possível distinguir as calotas polares de Marte como um pequeno ponto branco sobre a bolhinha avermelhada do planeta. Além disso, Júpiter começa a apresentar alguns detalhes das nuvens, assim como ver as quatro maiores luas de Saturno (Titã, Réia, Jápeto e Tétis). É claro, quanto mais escuro estiver o local de observação, melhores serão os resultados.

A luneta também utiliza um tripé azimutal e conta com duas oculares (26 mm e 9,7 mm) e uma lente Barlow com ampliação 2x. O produto conta ainda com um suporte para celular, permitindo que o usuário consiga fazer fotos dos objetos celestes.

Compre na Amazon, clicando aqui!

*

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Tags: |

Sobre o Autor

Redação
Redação

O seu guia de astronomia e espaço na internet. Acesse o nosso canal no WhatsApp no botão abaixo: