AEB licencia primeiras empresas aptas a lançar foguetes do Brasil
Licenciamento é o primeiro passo para que companhias possam realizar atividades espaciais a partir do Centro Espacial de Alcântara.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciou que emitiu as primeiras “Licenças de Operador” para que empresas possam realizar atividades espaciais a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
Até o momento, duas empresas receberam a licença, a brasileira “Essado de Morais Ltda.”, e a norte-americana “Orion Applied Science & Technology, LLC.”.
Para receber a licença, a empresa precisa comprovar que tem sede ou representante legal no Brasil, possui aptidão para atividades espaciais a que se propõem, e se está em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas no país.
Durante a avaliação, é verificado o conhecimento técnico da empresa, se ela já participou de projetos espaciais complexos, e se existe capital humano para executar as atividades, não necessariamente no lançamento de foguetes.
Operador Espacial
Entretanto, a AEB ressalta que a licença ainda não autoriza que a empresa realize um lançamento, mas apenas a qualifica como “operador espacial”.
Segundo a Agência Espacial Brasileira, a licença é apenas o primeiro passo para que ocorra o lançamento de um foguete.
VEJA MAIS
- AEB estuda instalar novas plataformas de lançamento em Alcântara
- AEB lança canal gratuito de ensino sobre astronomia e exploração espacial
- Brasil entra na disputa para sediar evento global de astronáutica
A empresa ainda precisa celebrar um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB), solicitar uma autorização de lançamento, e passar por uma inspeção de segurança, antes de executar um lançamento.
Em setembro passado, a AEB afirmou que 11 empresas enviaram propostas com o interesse de realizar lançamentos a partir do CEA.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor