ABP promove sessão virtual de planetário no YouTube
Produção contou com a participação de planetaristas de várias regiões do Brasil. Vídeo celebra a chegada da primavera.
A Associação Brasileira de Planetários (ABP) publicou um novo vídeo no YouTube onde apresenta uma sessão virtual de planetário. A produção teve a participação de planetaristas de várias regiões do Brasil e tem como tema principal a chegada da primavera no hemisfério Sul.
Em 2020, em meio à pandemia e com os planetários fechados, a ABP publicou uma sessão virtual ao vivo durante o equinócio de primavera daquele ano. Na ocasião, a live contabilizou cerca de 40 mil acessos simultâneos – somando atualmente mais de 260 mil visualizações.
“Os planetários do Brasil foram fechados, atendendo aos protocolos sanitários. Mas a Associação Brasileira de Planetários não abandonou a sua missão”, afirmou José Roberto Costa, o atual presidente da associação.
No novo vídeo – intitulado “As Primaveras do Brasil” – a ABP aborda curiosidades sobre a primavera, como essa estação do ano é recebida em diferentes regiões do país, e o que é possível observar no céu durante esta época do ano.
Além do presidente da ABP, o roteiro do vídeo é assinado pelos planetaristas Alexandre Cherman, Dinah Moreira Allen e Juliana Romanzini. A produção conta ainda com a participação especial de vários nomes dedicados à divulgação da astronomia no Brasil, como Adriano Leonês, Damião Carvalho, Fernando Munaretto, Giovana Stefani, Micaela Salim, Nicolas Vidal e Sinaida Vasconcelos.
O vídeo pode ser visto na íntegra abaixo:
VEJA MAIS
- Os eventos do céu no mês de setembro de 2022
- Revista AstroNova lança 35ª edição com imagens do James Webb
- 5 fotos do James Webb para usar como papel de parede no celular
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor