FINEP e MCTI visitam empresas aeroespaciais brasileiras
Comitiva esteve na Avibras, Embraer e Fibraforte para receber informações sobre o panorama atual do setor no país.
Uma comitiva formada por representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) visitou as empresas aeroespaciais Avibras, Embraer e Fibraforte.
A visita ocorreu no último dia 17 de novembro de 2021, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O grupo foi acompanhado pelo presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Julio Shidara.
O motivo da ação foi apresentar os resultados alcançados no setor a partir do apoio da FINEP, assim como destacar a importância da subvenção econômica para o desenvolvimento tecnológico aeroespacial do país.
“A parceria entre a FINEP e a Indústria Aeroespacial e de Defesa acaba por beneficiar a própria sociedade brasileira e fortalecer a nossa Soberania Nacional”, afirma Shidara, durante apresentação na Fibraforte.
“O momento atual, em que se discute a destinação de recursos do recém descontingenciado FNDCT [Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], é particularmente importante para setores como os nossos, de elevado conteúdo tecnológico, em que a inovação intensa e ininterrupta é o combustível que proporciona alcançar patamares cada vez mais elevados de competitividade em escala global”, concluiu.
Na Fibraforte, os visitantes também puderam falar com representantes de mais empresas que foram até lá pra conversar com a comitiva.
O grupo era liderado pelo presidente da FINEP, Waldemar Barroso Magno Neto. Além dele, estavam presentes o diretor cientifico e tecnológico da entidade, Marcelo Bortolini, o diretor de inovação, Otávio Augusto Burgardt, e o superintendente da área de inovação 4, William Rospendowski.
O MCTI foi representado pelo secretário de empreendedorismo e inovação, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim. No evento, também estava presente Alexandre Macedo de Oliveira, coordenador regional da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Satélite Carnopis
Durante a apresentação, Shidara explicou que as subvenções econômicas da FINEP nos últimos anos serão aplicadas no desenvolvimento do Carponis, um novo satélite brasileiro de alta resolução que tem previsão para lançamento em 2022.
VEJA MAIS
- Indústria brasileira busca fornecer produtos e serviços para a NASA
- Brasil testa motor de foguete lançador de satélites
- Brasil quer parceria com SpaceX para ampliar internet no país
O projeto está sob os cuidados da Força Aérea Brasileira (FAB), mas não terá fins militares. Ele será operado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e será empregado em estudos da produção de alimentos, fibras e energia no país.
Ele terá resolução espacial de 70 centímetros, diminuindo a dependência do Brasil de outros satélites estrangeiros, assim como agilizar a obtenção de imagens de sensoriamento remoto.
Fonte: Assessoria de Imprensa AIAB.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor