Honda também pretende fabricar foguetes espaciais

Marca japonesa é conhecida por montar automóveis e motocicletas.

Honda também pretende construir foguetes espaciais

A montadora japonesa Honda revelou que está pretendendo ir muito além do asfalto e entrar no concorrido mercado de lançamentos espaciais, construindo um foguete próprio. Segundo representantes da empresa, um teste de combustão já foi realizado.

Por enquanto, a Honda ainda não forneceu muitos detalhes sobre o foguete, nem mesmo disponibilizou imagens públicas do projeto. Entretanto, a expectativa é que ele contenha partes impressas em 3D e que pelo menos o primeiro estágio seja reutilizável.

O desenvolvimento do lançador começou em 2019. Até o final desta década, a empresa pretende realizar um teste suborbital e, a partir daí, avançar para o voo orbital.

A ideia é que ele tenha capacidade para transportar cargas de até 1 tonelada em órbita baixa.

Do asfalto para o espaço

Apesar da empresa já realizar testes do motor, a Honda ainda não decidiu se pretende realmente entrar no concorrido mercado de lançamento de foguetes.

Em 2025 ou 2026, a montadora deverá avaliar o progresso do projeto e qual o estado do mercado de lançamentos orbitais, para prosseguir com o desenvolvimento.

Também há dúvidas se o foguete será realmente reutilizável, assim como faz a SpaceX e a Blue Origin, por exemplo. Isso dependerá da análise das tecnologias utilizadas, com o objetivo de descobrir se o veículo descartável é realmente mais econômico.

“Acreditamos ter feito um grande progresso neste desenvolvimento depois de apenas dois anos… Na Honda, vamos acelerar nossa P&D [Pesquisa e Desenvolvimento] no campo espacial, que vemos como um lugar para enfrentar desafios para realizar os sonhos e o potencial das pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que alavancam nossas tecnologias essenciais”, disse Ogawa Atsushi, diretor operacional de excelência em pesquisa inovadora da Honda.

VEJA MAIS

Cooperação com a JAXA

Além do foguete, a Honda, em parceria com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) estão avaliando a viabilidade de um sistema de energia renovável que poderia ser utilizado em veículos espaciais robóticos e tripulados na Lua.

Segundo a JAXA, o sistema usará tecnologias de eletrólise de água de alta pressão e células de combustível da Honda.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.