Observatório brasileiro estará de ‘portas abertas’ nesta sexta
Local é utilizado para realizar pesquisas sobre asteroides próximos da Terra.
Nesta sexta-feira, 29 de outubro de 2021, o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), do Observatório Nacional (ON), realizará um evento de “portas abertas”, recebendo presencialmente alunos e professores da região Nordeste.
A atividade faz parte do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) e busca divulgar a ciência e a astronomia para a população.
O OASI está instalado na cidade de Itacuruba, no sertão do estado de Pernambuco. Desde 2011, o local é utilizado para realizar observações contínuas de asteroides em órbitas próximas à da Terra (NEOs, na sigla em inglês).
Com o telescópio de 1 metro de diâmetro – o segundo maior em solo nacional -, astrônomos brasileiros podem estudar o período de rotação, direção do eixo, forma do objeto e índices de cor de asteroides.
Apesar de o observatório não ter o objetivo principal de caçar asteroides que podem se chocar com o nosso planeta, ele é operado pelo projeto “Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no ON” (IMPACTON), que integra o Brasil aos programas internacionais de busca e acompanhamento de asteroides e cometas em risco de colisão.
O observatório também é utilizado para a formação de pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado do ON.
Portas abertas
A atividade de divulgação científica para a população é realizada em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do projeto “Desvendando o Céu Austral”.
Segundo comunicado do Observatório Nacional, o evento de portas abertas seguirá rigidamente os protocolos de biossegurança.
Por conta da pandemia, a visitação deste ano será restrita, exclusivamente para os alunos do curso de especialização em ensino de astronomia da UFRPE previamente inscritos.
VEJA MAIS
- Brasileiro é classificado para desafio mundial da NASA
- Astrônomo brasileiro usa inteligência artificial para estudar estrelas
- Brasileiro registra possível impacto de asteroide em Júpiter
Ao todo serão recebidos cerca de 50 alunos e professores, desde que eles estejam com a vacinação completa e apresentem teste negativo para a Covid-19.
Os visitantes vão conhecer os trabalhos realizados no OASI e participarão de oficinas de lançamento de foguetes e observação do céu com telescópios.
Desde 2011, o local realiza atividades de divulgação científica, a partir de parcerias com instituições de ensino da região Nordeste.
Asteroide Itaparica
Em junho de 2021, a União Astronômica Internacional (IAU) batizou um asteroide descoberto no ano 2000 como (32400) Itaparica, em homenagem ao OASI.
O objeto está localizado na parte externa do Cinturão Principal de Asteroides.
Na nomeação, a IAU ressaltou o trabalho do observatório brasileiro no estudo de pequenos objetos do Sistema Solar.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor