Após 19 meses fechado, Planetário do Carmo reabre ao público
Reabertura terá programação especial para o Dia das Crianças.
Na próxima terça-feira, 12 de outubro de 2021, o Planetário Municipal Prof. Acácio Riberi, mais conhecido como “Planetário do Carmo”, reabre ao público. Localizado no Parque do Carmo, na cidade de São Paulo, o local estava fechado há 19 meses, por conta da pandemia.
Apesar da reabertura, as sessões ainda contarão com protocolos de segurança sanitária. Todos os visitantes terão que estar utilizando máscaras cobrindo o nariz e a boca. Além disso, serão disponibilizados totens com álcool em gel e as famílias deverão manter distanciamento social de 1 metro e meio entre elas.
A programação inicia às 10h (horário de Brasília), com a observação do Sol próximo ao lago da região, até por volta das 12h.
Após o almoço, entre 14h e 14h40, os visitantes poderão ver a exposição permanente no hall do planetário, com fósseis, rochas, telescópios e imagens astronômicas.
Ao final dessa visita guiada na exposição, o público poderá assistir a uma sessão de planetário. Nela, será permitida a entrada de apenas 30 pessoas por vez, com distanciamento de três poltronas entre as famílias. Além disso, as portas da sala de projeção permanecerão abertas por questões de segurança.
Também haverá uma oficina de construção de foguetes, entre às 15h e 17h00, com o público aprendendo a montar e lançar foguetes.
Todas as atividades são gratuitas, mas os interessados precisam chegar antes e se inscrever nas atividades. A prioridade é por ordem de chegada.
Além do dia 12, é possível visitar a exposição permanente do planetário nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 15h às 15h40.
O Planetário do Carmo está localizado na Rua John Speers, 137, no bairro de Itaquera, em São Paulo/SP. No local há um estacionamento para veículos.
VEJA MAIS
- Space Adventure: Exposição sobre a NASA é inaugurada em São Paulo
- Planetário do Rio abre inscrições para concurso de astrofotografia
- MAST divulga programação virtual especial para o mês de outubro
Planetário do Ibirapuera
Já o Planetário Professor Aristóteles Orsini, localizado no Parque do Ibirapuera, também está sendo reaberto, com o público podendo assistir a dois novos espetáculos: “Da Terra Ao Universo” e “Projeto Científico”.
As exibições múltiplas começam nesta sexta-feira, 8 de outubro, com cada sessão tendo aproximadamente 35 minutos de duração. Assim como o Planetário do Carmo, o público terá que respeitar os protocolos de segurança. Apenas 143 dos 309 lugares serão oferecidos ao público por sessão.
O uso de máscara também é obrigatório, assim como a medição de temperatura. Não será permitida a entrada de alimentos ou bebidas, para evitar a necessidade de retirar a máscara.
As sessões contarão com projeção fulldome, tecnologia imersiva de exibição de vídeo, com projeção dinâmica por toda a cúpula.
A consulta de horários e a compra de ingressos (que tem preços até R$ 30) podem ser feitas pela plataforma Uhuu. O espaço é aberto 30 minutos antes de cada atração.
O planetário do Ibirapuera está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, sem número, próximo ao portão 10 do Parque do Ibirapuera, em São Paulo/SP.
Em agosto passado, a sala de projeções do planetário do Parque do Ibirapuera foi batizada em homenagem ao professor Irineu Gomes Varella, que faleceu no ano passado, vítima da Covid-19.
Fonte: Assessoria de Imprensa
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor