Nova chuva de meteoros será visível do Brasil nesta semana

Meteoros são associados ao cometa periódico 15P/Finlay.

Nova chuva de meteoros será visível do Brasil nesta semana

Uma nova chuva de meteoros começou a surgir no céu, beneficiando principalmente os observadores do hemisfério sul, incluindo o Brasil. Chamados de “Aridos”, os meteoros estão emanando da pequena constelação de Altar (também chamada de “Ara”).

Os meteoros são provenientes do cometa periódico 15P/Finlay, descoberto em 1886 e que fez uma máxima aproximação do Sol em julho deste ano.

A nova chuva de meteoros foi detectada no final de setembro, a partir do registro de câmeras de monitoramento do céu instaladas na Nova Zelândia e no Chile. Segundo os astrônomos, os meteoros poderão ser avistados durante os próximos dias, com um pico estimado nesta quinta feira, 7 de outubro de 2021.

Os Aridos foram adicionados à lista oficial de chuvas de meteoros da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). De acordo com relatório do Central Bureau for Astronomical Telegrams, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, esta é a primeira vez que a Terra está atravessando a nuvem de fragmentos deixada pelo cometa durante a passagem de 1995.

“Mais atividade de chuva de meteoros deste cometa é esperada nas próximas semanas”, destacou o relatório.

Como ver chuva de meteoros?

Para observar chuvas de meteoros não é preciso utilizar binóculos ou telescópios. Entretanto, é recomendado estar em uma pequena cidade, um sítio ou mesmo um acampamento. Quanto mais escuro for o local, mais fácil será observar os meteoros. O fenômeno não é visível em grandes centros urbanos.

A constelação de Altar é visível na direção sudoeste, logo após o entardecer, próxima do planeta Vênus (o astro mais brilhante no céu) e ao lado da constelação de Escorpião (mapa abaixo).

Quanto mais ao sul do país o observador estiver, melhor. Dessa forma, a região sul do Brasil terá as melhores condições para observar a chuva de meteoros.

O observador tem desde o pôr-do-sol até por volta da meia-noite para tentar observar a chuva de meteoros, quando a constelação desaparecerá no horizonte. O ideal seria que a constelação ficasse visível durante a madrugada, mas não é este o caso.

VEJA MAIS

Além disso, a observação dos meteoros será um pouco difícil, pois os fragmentos do cometa estão viajando pelo espaço em baixa velocidade, de 10,8 km/s.

Felizmente, a chuva de meteoros coincidiu com a fase de Lua Nova, o que garante um céu ainda mais escuro e propício para ver até mesmo os meteoros mais fracos.

Se o observador não conseguir observar no dia 7 de outubro, ele ainda terá os próximos dias para tentar ver os meteoros.

chuva de meteoros aridos
No centro da imagem, a localização da constelação de Altar, por volta das 20h. Imagem: Stellarium

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *