Sonda da NASA detecta três grandes terremotos em Marte
O mais recente foi detectado no último sábado.
A NASA anunciou que a sonda InSight detectou três grandes terremotos (ou “martemotos”, se preferir) no planeta Marte. Os três tremores ocorreram dentro de um período de um mês. Dois deles ocorreram em 25 de agosto de 2021, com magnitudes de 4,2 e 4,1. O mais recente foi captado no último sábado, 18 de setembro, com magnitude 4,2 e durando cerca de 90 minutos.
O recorde anterior foi registrado em 2019, com um terremoto de magnitude de 3,7, ou seja, cinco vezes menor do que o terremoto de 4,2.
A missão da NASA estuda ondas sísmicas para aprender mais sobre como funciona o interior do planeta. As ondas mudam à medida que viajam através da crosta, manto e núcleo de um planeta, o que permite que os astrônomos aprendam como os mundos rochosos se formam.
Martemotos
O terremoto de 18 de setembro ainda está sendo estudado. Porém, os cientistas já sabem que um dos tremores do dia 25 de agosto ocorreu a cerca de 8.500 km da InSight, o tremor mais distante que a sonda detectou até agora, enquanto o outro estava a 925 km de distância.
Os terremotos de 25 de agosto também foram de dois tipos diferentes. O terremoto de magnitude 4,2 foi dominado por vibrações lentas de baixa frequência, enquanto vibrações rápidas de alta frequência caracterizaram o terremoto de magnitude 4,1. Ambos ocorreram durante o dia.
Marte não tem placas tectônicas como a Terra, mas os martemotos podem ser provocados por falhas ou fraturas na superfície, motivados pelo peso ou outras condições ligadas ao resfriamento do planeta.
Missão InSight
Além do tremor, a sonda InSight completou 1.000 dias marcianos em operação no planeta vermelho no último sábado. Ela está em Marte desde 9 de dezembro de 2018.
Com a mudança de estação em Marte, a NASA estava preocupada em manter a sonda funcionando durante o período de temperaturas mais baixas. A espaçonave conta com aquecedores, porém, eles necessitam de energia para funcionar.
VEJA MAIS
- Maior meteorito de Marte é exposto ao público pela primeira vez
- Robô em Marte fotografa uma das luas do planeta
- Antes de apagão, rover chinês envia foto panorâmica de Marte
No início deste ano, a NASA utilizou o próprio braço robótico da sonda para tentar dar uma limpada na poeira sobre os painéis solares, garantindo mais energia para a InSight. A agência espacial também desligou temporariamente certos instrumentos do módulo de pouso para poupar energia.
O procedimento funcionou e garantiu que o sismômetro da sonda da NASA estava ligado a tempo para detectar os recentes terremotos.
“Se não tivéssemos agido rapidamente no início deste ano, poderíamos ter perdido alguma grande ciência. Mesmo depois de mais de dois anos, Marte parece ter nos dado algo novo com esses dois terremotos [do dia 25 de agosto], que têm características únicas”, afirmou Bruce Banerdt, o principal pesquisador da InSight, da NASA.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários