SpaceX violou regras durante teste de voo da Starship
‘A melhor coisa que o governo pode fazer é simplesmente sair do caminho’, afirmou Elon Musk.
De acordo com fontes familiarizadas, a SpaceX violou termos da licença expedida pela Administração Federal de Aviação (FAA), dos Estados Unidos, durante o teste de voo da Starship SN8, realizado em dezembro do ano passado.
O protótipo de nave interplanetária realizou o primeiro teste em alta altitude, executando todas as manobras previstas, mas explodiu durante o pouso.
Apesar do fim explosivo, Elon Musk, CEO da SpaceX, disse que o teste foi um sucesso. “Marte, aqui vamos nós!” comemorou o magnata.
Entretanto, a FAA não ficou tão feliz assim. Na mesma semana, a agência regulatória abriu uma investigação formal sobre a explosão e também da violação de termos da licença do teste.
Porém, ainda não está claro em qual parte do voo de teste a SpaceX violou a licença da FAA.
Questionada pela imprensa americana, a FAA afirmou por meio de seu porta-voz, Steve Kulm, que está trabalhando com a empresa de foguetes para avaliar as informações para modificar a licença de lançamento da SpaceX.
“Embora reconheçamos a importância de agir rapidamente para promover o crescimento e a inovação no espaço comercial, a FAA não comprometerá sua responsabilidade de proteger a segurança pública. Vamos aprovar a modificação somente depois de estarmos satisfeitos que a SpaceX tomou as medidas necessárias para cumprir os requisitos regulamentares”, disse Kulm.
É válido ressaltar que poucas horas antes do teste da SN8, Musk chegou a afirmar em entrevista que “muitas vezes, a melhor coisa que o governo pode fazer é simplesmente sair do caminho”.
VEJA MAIS
- Próximo voo da SpaceX levará a 600ª pessoa a ir ao espaço
- Tripulação da Inspiration4 retorna à Terra após 3 dias em órbita
- Fundador da SpaceX, Elon Musk se torna o homem mais rico do mundo
Teste da SN9 adiado
Na última quinta-feira, 28, estava programado o teste de voo da versão seguinte da Starship, a SN9.
O foguete de 16 andares de liga de aço brilhante estava carregado de combustível e pronto para voar, mas permaneceu no chão, uma vez que a FAA não deu aval para o lançamento.
A agência alegou que estava revisando os termos da licença após uma série de mudanças feitas pela SpaceX.
Frustrado, Musk recorreu ao Twitter para dizer que a divisão espacial da agência tem uma “estrutura regulatória fundamentalmente quebrada”.
“Suas regras são destinadas a um punhado de lançamentos dispensáveis por ano de algumas instalações do governo. Segundo essas regras, a humanidade nunca chegará a Marte.”
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários