Virgin Orbit realiza voo inaugural neste domingo

Empresa privada está desenvolvendo seu sistema de lançamento aéreo há cinco anos.

virgin orbit realiza voo inaugural neste domingo
LauncherOne se desprende do Cosmic Girl, durante teste de voo, em 2019. Imagem: Virgin Orbit

No próximo domingo, 24, a empresa Virgin Orbit fará a sua primeira tentativa de alcançar o espaço com o seu foguete LauncherOne, que está em desenvolvimento há 5 anos. Diferentemente de um sistema de lançamento tradicional, o LauncherOne, com 21 metros de comprimento, pega carona em um Boeing 747 modificado (chamado de “Cosmic Girl”).

A decolagem do avião ocorre a partir do Mojave Air and Space Port, situado no sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Quando ambos atingem uma determinada altitude, o foguete se desprende da fuselagem do Boeing e aciona o seu motor em direção ao espaço.

A Virgin Orbit já realizou vários testes com o sistema de lançamento aéreo, mas esta será a primeira vez que o foguete aciona o motor no meio do vôo e tenta alcançar a órbita.

Se tudo correr bem, a Virgin Orbit poderá explorar o LauncherOne comercialmente, para prestar o serviço de lançamento de cargas em órbita terrestre baixa.

Antes mesmo do teste, a empresa já tinha um contrato de US$ 35 milhões (R$ 199,26 milhões na cotação atual) com a Força Espacial Americana.

A Virgin Orbit é uma divisão da Virgin Group, do bilionário Richard Branson, que também inclui a empresa de turismo espacial Virgin Galactic. Esta última está desenvolvendo um avião espacial, o SpaceShipTwo, para levar seis passageiros em voos suborbitais.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.