Sonda japonesa Hayabusa 2 visitará um segundo asteroide
Novo encontro ocorrerá em 2031.
Quem pensava que a missão Hayabusa 2 seria encerrada neste ano enganou-se. Atualmente, a sonda japonesa está viajando na direção da Terra, trazendo amostras do asteroide Ryugu. O pouso está previsto para ocorrer em 9 de dezembro deste ano, na Austrália.
Porém, após soltar a cápsula de reentrada, a sonda seguirá na direção do pequeno asteroide 1998 KY26. De acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), o encontro ocorrerá em 2031.
Descoberto em 1998, o asteroide tem cerca de 30 metros, tem uma rápida rotação e está em órbita do Sol entre as órbitas da Terra e de Marte.
Ocasionalmente, 1998 KY26 passa próximo do nosso planeta. Em junho de 1998, ele chegou a 800.000 quilômetros da Terra, ou cerca de 2 vezes a distância Terra-Lua.
Observações apontam que ele provavelmente é um fragmento da formação de alguma cratera ou destruição de asteroide maior.
Segundo comunicada da JAXA, a missão estendida permitirá estudar objetos próximo à Terra e o potencial de colisões com o nosso planeta.
Além disso, a sonda será utilizada para analisar a distribuição de poeira no Sistema Solar, estudar a luz zodiacal, além de procurar exoplanetas.
VEJA MAIS
- Honda também pretende fabricar foguetes espaciais
- Após sobrevoo da BepiColombo, ESA divulga 1ª imagem de Mercúrio
- BepiColombo se prepara para sobrevoar Mercúrio nesta sexta-feira
A missão também inclui um sobrevoo em alta velocidade de outro objeto, o asteroide 2001 CC21.
Lançada em dezembro de 2014, a Hayabusa 2 alcançou o asteroide Ryugu em junho de 2018, passando mais de um ano estudando o astro. Em novembro de 2019, ela saiu de órbita e iniciou a viagem de volta à Terra.
Como a nave ainda tem metade do combustível (xenônio) para o seu motor de íons ela pode prosseguir com a sua missão ao espaço profundo.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor