Sonda Chang’e 5 envia as primeiras fotos da superfície da Lua
Missão histórica será a primeira da China a coletar amostras da superfície lunar e trazê-las para a Terra.
A sonda Chang’e 5 começou a enviar as primeiras imagens da superfície da Lua, incluindo uma visão panorâmica do seu local de pouso, no Oceano das Tempestades. A espaçonave chinesa pousou com sucesso nesta terça-feira, 1º de dezembro, próximo ao Mons Rümker, uma formação vulcânica de 70 metros de diâmetro e cerca de 1.100 metros de altitude.
O panorama divulgado pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) mostra uma superfície com crateras e rochas próximas do módulo de pouso da sonda. Picos distantes podem ser vistas no horizonte.
A missão é considerada histórica, pois, a Chang’e 5 deverá coletar e retornar para a Terra com amostras da superfície da Lua.
A última vez que isso foi feito foi em 1976, quando a sonda Luna 24, da então União Soviética, trouxe para o planeta 170 gramas de material da superfície lunar.
Se tudo ocorrer como o planejado, a sonda deverá coletar cerca de 2 kg de amostras, sendo parte delas escavadas a 2 metros de profundidade. Após o procedimento, o material será transferido para um veículo de subida, que entrará em órbita lunar e se encontrará com outros dois elementos da missão, um orbitador e uma nave de retorno à Terra.
O retorno está previsto para ocorrer em meados de dezembro, pousando no interior da Mongólia.
A Chang’e 5 foi lançada em 23 de novembro e terá uma missão de curta duração, de 23 dias.
As amostras da Lua não são as únicas a chegar à Terra em dezembro. Em 5 de dezembro deve ocorrer o pouso de materiais do asteroide Ryugu, coletado pela sonda japonesa Hayabusa 2.
Confira mais fotos captadas pela sonda Chang’e 5.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários