‘Solaris’ está disponível gratuitamente em plataforma de streaming

Ficção espacial foi uma resposta soviética ao americano ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’.

Cena do filme Solaris
Cena do filme Solaris. Crédito: Reprodução

Com o objetivo de estimular o isolamento social e o entretenimento doméstico, durante a pandemia, o serviço de streaming Belas Artes à La Carte está oferecendo acesso gratuito a todo seu acervo até o final do mês de abril de 2020, o que inclui acesso ao filme “Solaris” (1972), do cineasta soviético Andrei Tarkovsky (1932–1986).

Após esse período promocional, o longa está disponível no catálogo do serviço de streaming mediante o pagamento da assinatura de R$ 9,90 mensal ou R$ 108,90 anual.

Além de Solaris, a plataforma conta com cerca de 150 produções cinematográficas clássicas de vários países.

No filme, baseado no livro de Stanislaw Lem, um psiquiatra é enviado para investigar estranhos fenômenos em uma estação espacial que orbita o planeta Solaris, formado por um grande oceano. Depois de bombardeado com raios-x, o planeta parece ter desenvolvido poderes telepáticos.

Solaris

“Solaris” é considerado uma resposta ao “2001: Uma odisseia no espaço” (1968), de Stanley Kubrick, filme este que Andrei Tarkovsky considera como “estéreo”.

O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes de 1972. Além do longa espacial, é possível assistir outros filmes de Tarkovsky, como “Andrei Rublev” (1966) e “Stalker” (1976).

Outro filme cult que pode ser assistido no Belas Artes à La Carte é “Metropolis” (1927), do austríaco Fritz Lang, considerado o primeiro longa de ficção científica do mundo.

Na trama, o filho do mestre da cidade futurista Metropolis se apaixona por uma profeta, que prevê a vinda de um salvador para mediar a diferença entre as classes trabalhadora e planejadores da cidade.

Uma curiosidade é que o robô de Metropolis serviu de inspiração para a aparência de C-3PO, da franquia “Star Wars“.

Para ter acesso ao acervo do Belas Artes à La Carte, basta fazer um simples cadastro.

A plataforma é uma extensão do tradicional cinema paulista Cine Belas Artes. Recentemente, o cinema alterou seu nome para Petra Belas Artes.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.