Saiba como ver a chuva de meteoros Perseidas desta noite
Fenômeno atinge o pico de atividade neste fim de semana. Veja as principais dicas de como observar a chuva de meteoros.
Durante a madrugada deste sábado (13), será possível observar a chuva de meteoros Perseidas, uma das principais do ano. O fenômeno tem atividade entre os dias 17 de julho e 24 de agosto, atingindo o pico neste fim de semana – na noite de sexta para sábado.
Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra atravessa uma nuvem de pequenos detritos – do tamanho de um grão de arroz – deixados pela cauda de cometas. No caso da Perseidas, os meteoros são provenientes do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aproximação da Terra em 1992.
Geralmente, a Perseidas gera até 100 meteoros por hora. Porém, essa taxa deverá cair pela metade neste ano, pois a Lua Cheia interferirá na visão dos meteoros com brilhos mais fracos. Mas isso não significa que você não possa assistir a esse evento astronômico.
Caso esteja nublado, ainda será possível observar os meteoros nos próximos dias, porém, com uma atividade menor.
Como observar a chuva de meteoros Perseidas
Como o próprio nome já diz, os meteoros da Perseidas surgem a partir da constelação de Perseu. No Brasil, a constelação aparece nesta época do ano muito baixa no céu, na direção do horizonte Norte, a partir das 3h30 da madrugada, como visto na imagem abaixo:
Para achar o “Norte”, basta ficar de pé e de frente para a direção que o Sol se põe. O Norte estará à sua esquerda, virando a cabeça em 90º, e olhando sobre os seus ombros. Você também pode usar a bússola do celular ou utilizar um programa do tipo planetário — como o Stellarium, para localizar a constelação de Perseu no céu.
Ao descobrir a direção para onde olhar, basta se sentar confortavelmente na direção do horizonte Norte e aguardar o aparecimento dos meteoros. A recomendação é estar em um local escuro e longe de grandes cidades, como parques, sítios ou acampamentos. Quanto mais escuro for o local, mais meteoros você conseguirá ver.
Como a radiante – a região de onde os meteoros surge – estará muito próxima do horizonte, procure locais que não tenham muitas árvores ou prédios.
Se possível, encontre um lugar que você não esteja vendo diretamente a Lua, para não ofuscar a sua visão. Evite também usar o celular, pois a luz da tela pode diminuir a capacidade dos seus olhos de ver os meteoros com brilhos mais fracos. Geralmente, nossos olhos demoram cerca de 15 minutos para se acostumar com a escuridão.
VEJA MAIS
- Passo a passo: como fotografar meteoros
- As maiores chuvas de meteoros de 2022
- Novo curso ensina como fazer astrofotografia com celular
Para esse tipo de evento, não é necessário o uso de binóculos ou telescópios. Mas, se quiser levá-los, poderá aproveitar a ocasião para ver outros objetos do céu, como é o caso de Marte ou o aglomerado das Plêiades, que estarão próximas ao radiante da Perseidas.
Diante do tempo frio, se agasalhe bem e leve bebidas quentes para se aquecer. Não esqueça de convidar amigos e familiares para observar a chuva de meteoros junto com você.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor